Erradicação da Pobreza – Objetivo 1 da Agenda 2030 e a TS – Produção Sustentável de Óleos Vegetais Aromáticos e Medicinais e Produtos Afins
A abordagem de hoje tem como objetivo demonstrar como a TS – Produção Sustentável de Óleos Vegetais Aromáticos e Medicinais e Produtos Afins pode contribuir para o cumprimento de parte das metas contidas no Objetivo 1 dos ODS – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares da Agenda 2030.
Na especificação das metas deste objetivo destaca-se a necessidade de redução no número de pessoas que vivem em situação de pobreza em todas as suas dimensões, garantindo acesso e direitos iguais aos recursos económicos, recursos naturais, novas tecnologias e serviços financeiros.
A TS – Produção Sustentável de Óleos Vegetais Aromáticos e Medicinais e Produtos Afins foi desenvolvida pela AVIVE – Associação Vida Verde da Amazônia que possui sede em Silves (AM).
O projeto tornou-se uma alternativa econômica para as mulheres e parceiros comunitários que por meio de seus conhecimentos tradicionais e populares passaram a agregar valor nos produtos elaborados no manejo de plantas nativas.
Esta iniciativa colaborou na oferta de oportunidades de emprego e renda, redução na degradação crescente dos ecossistemas no município e proporcionou um maior conhecimento e valorização do potencial dos recursos florestais.
Entre os resultados alcançados pelo projeto destaca-se a produção de óleos vegetais de espécies nativas para fins cosméticos e medicinais para comercialização no mercado interno e externo.
É importante destacar também que o projeto possibilitou que as participantes fundassem a Cooperativa de Produtoras de Produtos Naturais da Amazônia (COPRONAT) e também implantaram uma loja para a comercialização dos produtos e divulgação do trabalho da Avive.
Com a melhoria no faturamento foi possível aumentar a renda individual das associadas e também reaplicar parte do recurso no investimento de matérias-primas, etiquetas e outras despesas.
Detalhes sobre a implantação do projeto podem ser acompanhados pelo endereço eletrônico:
ou solicitar mais informações diretamente para a entidade desenvolvedora na seguinte página:
https://www.facebook.com/AVIVE-Associa%C3%A7%C3%A3o-Vida-Verde-da-Amaz%C3%B4nia-1421117021534116/
A reaplicação desta TS pode contar apoio de investidores sociais privados, doações e também recursos do poder público.
(*) Jefferson Oliveira é economista