O candidato à Presidência da República, no Peru, Pedro Castillo, obteve 8.800.486 votos válidos ante os 8.730.712 recebidos por seu adversário, Keiko Fujimori, candidata da extrema-direita.
O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) divulgou, na quinta-feira (9), o resultado do segundo turno eleitoral para eleger o novo presidente do Peru, com o candidato do Peru Libre a ser o vencedor, Pedro Castillo, com 50,19% dos votos válidos após 100% dos votos processados.
Por meio do portal habilitado a mostrar o andamento do processo de fiscalização, a entidade especificou que Castillo obteve 8.800.486 votos, ante 8.730.712 de seu oponente pelo partido Força Popular, Keiko Fujimori, que representa 49,80% dos votos.
De acordo com o titular do ONPE, Piero Corvetto Salinas, “atingimos 100% dos autos processados, primeiro grande marco na apuração dos resultados. Aguarda-se ata no JEE” (Júri Especial de Eleições), para encerrar com todos o processo de contagem de votos.
#ONPEinforma [ACTUALIZACIÓN DE RESULTADOS] Actas contabilizadas para fórmula de presidente y vicepresidentes a las 14:59 horas del 10 de junio. pic.twitter.com/gOUyAI9Bdk
— ONPE (@ONPE_oficial) June 10, 2021
Por meio de sua conta na rede social Twitter, ele expressou seu agradecimento aos “milhares de” coletes azuis “do ONPE que realizaram uma eleição segura, tranquila, limpa e transparente, como prometemos”.
O candidato presidencial Castillo tem feito diversos apelos à população para que fique vigilante na contagem e, assim, defenda cada voto, respeitando a vontade do povo peruano.
Por sua vez, a candidata Fujimori já fez denúncias sobre supostas irregularidades no processo de apuração dos votos emitidos em 6 de junho.
Da Telesur