“A única coisa que faltou a Donald Trump foi invadir a Venezuela militarmente”, denunciou o presidente
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deu novos detalhes sobre o impacto negativo das medidas coercitivas impostas contra seu país e disse que durante os quatro anos do governo Donald Trump nos Estados Unidos, a indústria petrolífera venezuelana não conseguiu vender “uma gota” de petróleo bruto por 14 meses consecutivos.
“ A única coisa que faltou a Donald Trump foi invadir a Venezuela militarmente , ele tentou me matar várias vezes, inclusive no ataque com drones, tentou invadir a Venezuela por terra através do Governo colombiano, sancionou toda a riqueza da Venezuela e todos os empresas Venezuela, ficamos 14 meses sem vender uma gota de petróleo, isso nos fez perder 99% da receita nacional “, denunciou o presidente venezuelano em seu ato mais recente na televisão.
Maduro reiterou que “as ameaças e sanções cruéis” que começaram durante a administração de Barack Obama, e que Trump radicalizou, levaram o país a perder quase todas as suas receitas em divisas.
#EnVivo 📹 | Jornada de trabajo para realizar el balance del 7º Aniversario de la Gran Misión Hogares de la Patria. https://t.co/GzfeY894ju
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) June 15, 2021
O governo venezuelano denunciou reiteradamente que o bloqueio comercial e financeiro contra seu país provocou uma queda de 99% em suas receitas , passando de mais de 56 bilhões de dólares em 2013 para menos de 400 milhões no final de 2019.
As sanções contra a Venezuela afetaram seriamente a infraestrutura de seus serviços básicos como água potável, gás doméstico e eletricidade, situação que se soma a uma crise hiperinflacionária que deteriorou o poder de compra e a qualidade de vida.
As medidas também impactaram o transporte público, a distribuição interna de combustíveis veiculares e a importação de alimentos e medicamentos, como o bloqueio de verbas aplicadas contra o país para a compra de vacinas contra o covid-19 do mecanismo Covax.