O músico Silvio Rodríguez recebeu o Prêmio Leteo na noite de segunda-feira na cidade espanhola de León , onde também destacou o progresso cultural da Revolução Cubana.
O prêmio, que já foi obtido, entre outros, por Antonio Gamoneda, Martin Amis, Paul Auster, John Banville, Erri de Luca, Mircea Cartarescu, Juan Gelman, Angélica Liddell e Gonzalo Rojas, é concedido pelo clube cultural Leteo deste cidade.
Os argumentos para a atribuição do prêmio apontam para seu “compromisso com a palavra como antídoto a tudo que ameace a dignidade e como salvaguarda do conhecimento, da beleza e do pensamento”.
Silvio se apresentou ontem no encerramento do Partido do Partido Comunista da Espanha , no amplo auditório Miguel Ríos Rivas-Vaciamadrid, após o ato central do centenário daquela organização.
Em seguida, ele se apresentará no Wizink Center em Madrid, no dia 2 de outubro, dentro de sua turnê. A espera acabou . O autor de Ojalá e El unicornio azul anunciou que os benefícios de seus dois concertos em Madrid serão usados para comprar insumos para a saúde de Cuba.
A Medicuba-Espanha, um dos grupos integrantes do Movimento Estatal de Solidariedade com Cuba (MESC), destacou que os recursos arrecadados serão destinados à compra de medicamentos, principalmente antibióticos, antitérmicos e antiinflamatórios.
Depois de receber o Prêmio Leteo, referiu-se à facilidade com que os jovens cubanos continuam tendo acesso à formação artística em 62 anos da Revolução “com uma formação gratuita que chega a quem deseja estudar”.
No auditório da Ciudad de León, Silvio afirmou que a política cubana de promoção das artes e da cultura criou uma enorme fonte de talentos.
Ele admitiu que “às vezes há uma contradição de que muitos jovens são formados, mas então não há base material para sustentar todo o talento que surge devido a problemas econômicos”.
Finalmente Silvio cantó en #Madrid. Nos llegan testimonios muy conmovedores del concierto; los silviófilos seguro saben de qué hablo. Conocimos que donará lo recaudado a comprar medicamentos para el país. Gracias, otra vez, por tu música y tu necedad.
📸 Daniel Mordzinski pic.twitter.com/9ZRseu9pJ7— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) September 27, 2021
Agradeceu em especial a distinção recebida, que revela que um grupo de jovens amantes da literatura e das artes pensaram desde uma cidade da cultura como León, que são dignos de a receber.
O diretor do Clube Cultural Leteo, Rafael Saravia, comentou que Rodríguez é autor da trilha sonora há várias gerações e sua obra é permeada de profunda emoção.
Do site Cuba Debate