O auxílio emergencial mineiro de R$600,00, proposto e aprovado pelos deputados e deputadas estaduais, começou a ser pago a partir desta quinta-feira (14/10), em parcela única. O recurso é destinado a famílias com renda per capita de até R$ 89,00, conforme base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Para ter acesso ao benefício, não será necessário realizar nenhum cadastro ou preencher qualquer documento para receber o dinheiro, que será depositado exclusivamente em conta poupança digital da Caixa Econômica Federal, a conta “Caixa Tem”, que pode ser movimentada pelo aplicativo. Caso o beneficiário não possua celular, pode fazer o saque do auxílio em uma agência da Caixa ou em Casa Lotérica, portando documento de identificação com foto.
Para saber se tem direito, basta acessar o endereço https://www.auxilioemergencialmineiro.mg.gov.br/ e informar o número do CPF ou do NIS (Número de Inscrição Social), que pode ser consultado no Cartão Cidadão, no Cartão do Programa Bolsa Família ou no site meucadunico.cidadania.gov.br.
Terão prioridade calendário de pagamento as famílias que não têm o benefício do programa Bolsa Família e as famílias constituídas por mães solteiras e seus filhos (confira cronograma completo).
Batizado de Força Família, o auxílio é uma das ações do Recomeça Minas – plano elaborado coletivamente pelos deputados estaduais mineiros em parceria com a sociedade, para ajudar as pessoas e os setores mais atingidos pela pandemia (Lei 23.801).