Anteriormente, os poderes Legislativo, Judiciário e eleitoral pediam ao Executivo a saída do órgão regional
O chanceler da Nicarágua, Denis Moncada, anunciou na sexta-feira a decisão de seu país de se desassociar da Organização dos Estados Americanos (OEA) e, nesse sentido, denunciou a Carta da OEA.
“Comunicamos a vocês, ao povo da Nicarágua e à comunidade internacional que hoje, sexta-feira, 19 de novembro, às 8 horas, estamos enviando uma comunicação ao Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos, denunciando a Carta da Organização dos Estados Unidos Estados OEA “afirmou Moncada.
“Estamos renunciando e nos desassociando dessa organização”, declarou o chanceler da Nicarágua.
Moncada leu a comunicação enviada ao secretário da entidade, Luis Almagro, onde expõe as razões pelas quais o Estado centro-americano rompe os laços com o organismo regional.
#Urgente #Nicaragua denuncia la carta de la #OEA . #Nicaragua renuncia a esta organización mediante notificación en apego al art. 143. Por sus constante injerencia en asuntos internos . Sigue los detalles por @teleSUR pic.twitter.com/9mRB0VNLdk
— Paola Pérez (@PaolaPteleSUR) November 19, 2021
Nesse sentido, mencionou a declaração da Assembleia Nacional ante a ingerência do organismo de 16 de novembro passado, o acordo da Corte Suprema de Justiça e do Conselho Supremo Eleitoral de 18 de novembro passado, onde o Executivo nicaraguense foi instado a denunciar o Carta da OEA.
O chefe da diplomacia nicaragüense notificou oficialmente a “firme decisão de denunciar a Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA), de acordo com seu artigo 143, que dá início à retirada e renúncia definitiva da Nicarágua deste organismo”.
#ENVIVO 🔴 | Canciller de Nicaragua, Dennis Moncada: Estamos denuncian y desvinculándonos de la Organización de Estados Americanoshttps://t.co/tqMKHfl0b4 pic.twitter.com/MlTotL4PFp
— teleSUR TV (@teleSURtv) November 19, 2021
Segundo o Chanceler, seu país respeita e defende os princípios que regem o direito internacional, o cumprimento da Carta das Nações Unidas, seus princípios e propósitos de respeito à igualdade soberana dos Estados e não ingerência nos negócios estrangeiros.
“A Organização dos Estados Americanos foi concebida como um fórum político diplomático que nasceu sob a influência dos Estados Unidos como um instrumento de ingerência e intervenção”, disse ele ao condenar suas ações contra a Nicarágua.
https://twitter.com/MariateleSUR/status/1461704391967313921?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1461704391967313921%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.telesurtv.net%2Fnews%2Fnicaragua-retira-organizacion-estados-americanos-20211119-0012.html
“A missão desta organização é facilitar a hegemonia dos Estados Unidos com seu intervencionismo sobre os países da América Latina e do Caribe, o que para a Nicarágua é inaceitável. Rejeitamos e condenamos ”, frisou.
Da mesma forma, o Chanceler reiterou que não são uma colônia de nenhum poder e que reivindicaram a dignidade e o decoro nacional em legítima defesa de sua independência e soberania.
Urgente! Nicaragua confirma salida de la OEA.
— Patricia Villegas Marin (@pvillegas_tlSUR) November 19, 2021
“O povo e o governo digno da Nicarágua renunciam a fazer parte desta organização cativa em Washington, instrumentalizada em favor dos interesses norte-americanos, tornando-se um construtor de ingerências e desacordos nos preconceitos dos povos da América Latina e do Caribe”, afirmou.
Finalmente, o Chanceler da nação centro-americana reiterou o caráter irrevogável da renúncia e retirada da organização.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.