A abertura está marcada para 29 de novembro
Neste dia 29 de novembro, será inaugurada a primeira Universidade Indígena da Agricultura e Pecuária, que estará localizada diretamente no coração dos territórios indígenas em Tiktikkaanu, ao norte de Bluefields, na Costa sul do Caribe.
Esta abertura é resultado do trabalho entre o Governo Autônomo da Costa do Sul do Caribe, o Conselho Nacional de Universidades (CNU) e a coordenação com a Universidade Nacional Agrária. Além disso, cumpre as instruções do Comandante Daniel Ortega e da Compañera Rosário para atender à alfabetização dos povos indígenas do Sul do Caribe.
Sessenta estudantes de Laguna de Perlas, Kukrahill, Desembocadura, Tasbapoine, Cascabillaf, Bluefields, San Pancho, El Blof, Ramakay e Tiktikkaanu participarão da inauguração da nova universidade.
O corpo discente será composto por uma representação dos diferentes grupos étnicos: dez crioulos, dez Miskitus, sete Ulwas, três Garifuna, 20 filiais, dez mestiços.
Esta universidade para o campo é construída com materiais locais como madeira, palmeira e bambu para evitar os efeitos do sálvido marinho.
O início da nova escola contou com o apoio do coordenador do Governo do Sul do Caribe, professor Rubén López; o Prefeito de Bluefields, professor Gustavo Castro Jo; o Secretário Político Regional da FSLN, Dr. Aránzazu Arana Ríos; e o Presidente do Conselho Regional, Compañera Shaira Dows Morgan.
Além disso, a professora Ramona Rodríguez, presidente da CNU; O engenheiro Alberto Sediles Jaenz, reitor da Universidade Nacional Agrária e seu vice-reitor geral, Iveth Sánchez, apoiaram a preparação acadêmica dos módulos da universidade.
Os estudantes receberão suas aulas através de reuniões mensais em Tiktikkaanu. O objetivo é que a educação permita elevar o desenvolvimento econômico da região a partir do cultivo de itens como coco, amêndoa e chocolate, para produzir óleo e cacau, respectivamente, bem como promover a pecuária.
Dessa forma, a educação é promovida como eixo primário para reduzir a pobreza, elevando os níveis de produção nesses povos indígenas.