No dia 14/12 celebramos os 80 anos do primeiro poço de petróleo da Petrobrás no Brasil
Hoje, a gente comemora outro pioneirismo da nossa empresa estatal: a perfuração do mais profundo poço exploratório da história do país, o primeiro do bloco ES-M-669, no pré-sal da Bacia do Espírito Santo, em uma área conhecida como Monai.
A notícia foi divulgada sexta-feira, dia 10, pela Petrobrás. Distante 145 km da costa, o poço alcançou 7.700 metros e atravessou a maior camada de sal já perfurada no país, com cerca de 4.850 metros de espessura. O recorde anterior de profundidade era do poço Parati, com 7.630 metros, descoberto em 2005, na Bacia de Santos.
Para se ter uma ideia da profundidade do poço Monai, segundo a Petrobrás, ele é 1,3 vezes maior do que o Monte Kilimanjaro, a montanha mais alta da África.
Diferente de um poço de desenvolvimento e produtor de petróleo, o poço exploratório tem extrema importância como fonte de dados para estudos e caracterizações geológicas, entre outras. A partir desses dados coletados, estudos são realizados no sentido de confirmar ou revisar o modelo geológico que gerou a locação, subsidiando os demais poços no caso de descoberta de petróleo.
Os poços exploratórios são investimentos estratégicos e importantíssimos para ampliar, consolidar e aprofundar o conhecimento geológico e geofísico das áreas.
A Petrobrás construiu todo esse conhecimento que a agigantou e a colocou entre as maiores do mundo no setor, ganhando prêmios internacionais, sendo a empresa com maior índice de sucesso exploratório, investindo pesado e consistentemente em treinamento e aquisição de dados por gerações. Entender isso é fundamental para qualquer gestor da empresa.
O poço exploratório Monai fica em uma nova fronteira exploratória e sua perfuração exigiu uso intensivo de tecnologia e atuação complexa das equipes operacionais. Mais um desafio superado e motivo de orgulho de todos nós, petroleiros e brasileiros.
(*) Por Rosangela Buzanelli, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás
Texto reproduzido do site da AEPET e publicado, originalmente, em https://rosangelabuzanelli.com.br/mais-um-pioneirismo-da-petrobras-recorde-em-profundidade-no-pre-sal/
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.