Fome zero e agricultura sustentável – Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável – Objetivo 2 dos ODS e a TS – Uso da Silagem de Colostro como Substituto do Leite na Alimentação de Animais.
Na conecção entre o que ser propõe a TS em tela e o contido nas metas do Objetivo 2 dos ODS ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/2 ), é importante salientar a necessidade de aumentar a renda dos pequenos produtores de alimentos, assim como garantir a implementação de sistemas sustentáveis de produção e a implementação de práticas agrícolas que aumentem a produtividade.
A TS – Silagem de Colostro é uma metodologia desenvolvida pela EMATER – Regional Pelotas (RS) e caracteriza-se por ser um alimento natural, rico em anticorpos e bactérias probióticas, de excelente qualidade nutricional e que substitui o aleitamento de bezerras leiteiras e demais mamíferos.
Por muitos anos a falta de conhecimento sobre a utilidade do colostro bovino levou a uma subutilização do produto, sendo o mesmo descartado como lixo, no entanto, com o estudo mais aprofundado desta TS, os produtores passaram a ter mais renda além de preservarem o meio ambiente evitando o descarte, principalmente nos córregos.
Anualmente são descartados no Brasil cerca de dois bilhões de litros de colostro e se este desperdício fosse evitado o produtor obteria animais melhor alimentados e maior renda na sua atividade.
O cálculo aproximado é que ocorra uma economia de 300 litros de leite por cada bezerra criada na propriedade, permitindo com isto um aumento na comercialização do produto.
O método para aproveitamento da Silagem de Colostro é muito simples, basta que o produtor coloque o colostro excedente em garrafas PET, limpas e secas, armazenando por 21 dias, sem mesmo necessitar de refrigeração.
Com o avanço dos estudos e de um conhecimento mais aprofundado sobre o produto, percebe-se que já está surgindo no Brasil um novo mercado que envolve as indústrias de colostro em pó em uso em medicamentos e suplementos.
Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados pelos seguintes endereços eletrônicos:
A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público, sindicatos e de cooperativas de produtores rurais.
(*) Por Jefferson Oliveira – Economista
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.