Depois da tragédia na Bahia, com mais de 20 mortes e muita destruição… as chuvas causam um rastro de destruição na região do MATOPIBA, sul do Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia estendendo até o Pará. São dezenas de cidades, literalmente, debaixo d’água e centenas de desabrigados. Até o momento nenhuma morte foi registrada
Depois da tragédia ocorrida na Bahia, as chuvas castigam agora o estado do Maranhão, na região conhecida como “Bico do Papagaio”, na divisa com os estados do Tocantins e Pará, e atingem também parte do Piauí, causando muitos estragos e prejuízos. Entre as cidades mais castigadas estão Imperatriz (segunda maior do estado), Grajaú e Mirador, na fronteira agrícola do MATOPIBA. As chuvas transbordam rios, destroem pontes e estradas e deixam desabrigadas centenas de famílias. Em Mirador, uma das mais afetadas, a prefeitura decretou estado de calamidade pública. O nível das águas do rio Itapecuru subiu mais de 8 metros, inundando toda a área central da cidade, numa enchente considera a maior de toda a sua história. A cidade está totalmente destruída.
De acordo com o governo do estado, outros três municípios (Grajaú, Jatobá e Barra do Corda) declararam situação de emergência, e outros tantos da região podem fazer o mesmo. As fortes chuvas que já duram três dias, além de inundações, destroem também pontes estradas e lavouras. Uma grande erosão interrompeu parcialmente a BR-010, no município de Governador Edison Lobão, entre Imperatriz e Porto Franco, importante polo regional na região do MATOPIBA.
Em Imperatriz, a situação continua muito grave, segundo a Defesa Civil, por causa das cheias do Rio Tocantins que influenciam riachos e igarapés que sobem inundando diversos bairros da cidade. De acordo com a Defesa Civil, o saldo de desabrigados em Imperatriz, até o momento, são de 229 famílias, com cerca de 850 pessoas que tiveram que deixar suas casas sendo encaminhadas para abrigos improvisados pela prefeitura em igrejas, escolas e quadras cobertas de esportes. Até o momento, nenhuma morte foi registrada no estado.
O Governador Flávio Dino (PSB), determinou a criação de frentes de emergência para dar auxílio às vítimas das enchentes, e designou o secretário Márcio Jerry para coordenar as ações de socorro com força especial do Corpo de Bombeiros e equipes paramédicas de saúde, para apoiarem as prefeituras na assistência aos desabrigados. Em comunicado pelo Twitter, ele destacou que acompanhará os trabalhos e que, “assim que a saúde permitir”, retomará as viagens. O governador testou positivo para a Covid, com sintomas leves, e está em quarentena em sua residência.
Também pelas redes, a secretária adjunta de governo, Cricielle Muniz, declarou solidariedade ás pessoas atingidas pelas fortes chuvas no sul do Maranhão, lembrando que as cidades estão passando por uma tragédia sem precedentes, com cenas dramáticas em comunidades, literalmente, debaixo d’água. “Temos todos, nesta hora, que nos unirmos, em solidariedade a estas famílias atingidas”, finalizou ela.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.