Duas informações me parecem positivas para o futuro imediato do conflito na Ucrânia.
A mais importante foi a decisão da OTAN, tomada nessa sexta-feira, de não criar zona de exclusão aérea nem enviar tropas para a Ucrânia. Essa foi a sua primeira decisão sensata tomada desde o fim da URSS e de suas sucessivas expansões (5) para as fronteiras russas.
Isso evitou a guerra entre a Rússia e a OTAN, o que levaria inevitavelmente à guerra nuclear, à destruição completa da Europa e da própria humanidade.
Costumo tratar qualquer guerra que o Império americano se mete a partir de como isso pode escalar para um confronto com a Rússia ou China e daí para a guerra nuclear.
Uma das maiores fontes de minha preocupação são as ações de Israel (que tem bomba atômica) contra o Irã, país apoiado pela Rússia e China. Agora, o perigo maior seria a OTAN se envolvendo diretamente na Ucrânia. Pelo visto esse risco deixou de existir.
A outra informação positiva foi o acordo selado para se criar corredores humanitários para a saída de civis. Isso era defendido pela Rússia para poder liberar a população das cidades de sua condição de “escudo humano” em que era obrigada pelos batalhões neonazistas.
A partir de agora acredito que não demora para a Ucrânia aceite se tornar um país desmilitarizado e desnazificado como exige a Rússia.
Nessas condições, os refugiados poderiam voltar e reconstruir suas vidas em paz. Como já acontece nas cidades que o exército russo libertou do controle dos neonazistas.
(*) Por Val Carvalho, escritor e militante de esquerda
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua