Rodolfo Landim é o indicado para a presidência do Conselho de Administração da Petrobrás
O governo do presidente Bolsonaro indicou o engenheiro Luiz Rodolfo Landim Machado para o cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobrás, em substituição ao almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Outros sete nomes foram indicados para compor a cota do governo – acionista majoritário – no CA. Os nomes precisam ser referendados na Assembleia Geral Ordinária marcada para o dia 13 de abril.
Além de Landim, atual presidente do Clube de Regatas do Flamengo, o governo também indicou Carlos Eduardo Brandão, Joaquim Silva e Luna, Luiz Henrique Caroli, Márcio Weber, Murilo Marroquim, Ruy Schneider e Sonia Villalobos.
Rodolfo Landim trabalhou por 26 anos na Petrobrás, ocupando vários cargos de chefia. Entre 2000 e 2003, foi presidente da Gaspetro, responsável pelas participações societárias da Petrobrás nas companhias de transporte e distribuição de gás natural, além de atuar como Diretor Gerente e Gerente Executivo de Gás Natural, compondo o Comitê de Negócios da Petrobrás. Entre 2003 e 2006 foi presidente da Petrobrás Distribuidora S.A. –BR. Após sair da Petrobrás, atuou como Diretor Geral da MMX Mineração e Metálicos S.A. (2006 a 2008), fundador e posteriormente CEO da OGX Petróleo e Gás Participações S.A. (2008 a 2009) e CEO da OSX Brasil S.A. (2009-2010).
A relação dele com o então proprietário das empresas, Eike Batista, terminou de forma conturbada.
Além disso, o Ministério Público Federal denunciou, em 2021, Landim e outros 4 sócios por cometerem o crime de gestão fraudulenta em fundo de investimento em detrimento dos fundos de pensão Funcef, Petros e Previ.
O esquema teria ocorrido entre 2011 e 2016. Luiz Rodolfo Landim Machado, Nelson José Guitti Guimarães, Demian Fiocca, Geoffrey David Cleaver e Gustavo Henrique Lins Peixoto, atuaram como representantes das empresas Maré Investimentos e Mantiq junto aos diretores dos fundos de pensão. Essas instituições foram as gestoras do FIP Brasil Petróleo 1 – Fundo que recebeu os recursos aplicados pela Funcef, Petros e Previ.
Clique aqui para conhecer a denúncia do Ministério Público Federal
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua