Minha opinião sobre as decepcionantes (para mim) declarações do historiador israelense Yuval Harari, autor dos excelentes livros “Sapiens” e “Homo Deus”, no programa Fantástico de domingo, 6 de março
Disse ele: “Se pergunte: ‘como a Rússia tem essa máquina militar?’ Putin pegou o dinheiro que deveria ir para hospitais, para pagar professores e para servir o cidadão, e usou para fazer tanques, mísseis, aviões. Enquanto no mundo, a média de gastos militares é de 6% do orçamento dos governos, e na Europa é só 3%, na Rússia pode chegar a 20%”.
Que afirmação mais sem noção, para não dizer hipócrita (pois o respeito como intelectual). Mas isso mostra como a ideologia tem o poder de cegar o intelecto. E olhe que ele não sabe ou prefere ignorar que está defendendo uma Ucrânia dominada por neonazistas e antissemitas, que se orgulham de ser herdeiros (Bandera, por exemplo) dos destacamentos ucranianos que fizeram parte das SS alemãs e ajudaram a perseguir e exterminar centenas de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Tratar os gastos militares pela média mundial, como ele “candidamente” faz, significa esconder o absurdo que é o orçamento militar americano, de mais de 611 bilhões de dólares. Evita também dizer que o orçamento russo é 10% do americano (69 bilhões) e o terceiro do mundo, bem atrás do orçamento militar chinês (215 bilhões de dólares).
E mais, se a Rússia não fizesse esse enorme esforço de defesa, realmente alto para o seu PIB, equivalente ao do Brasil, esse país continuaria no chão, dependente da ganância americana, como estava na década de 90.
Reconheço a sua concentração de renda e os problemas sociais existentes, mas se a Rússia não pudesse se defender militarmente do Império e da OTAN (ameaças que o historiador israelense prefere ignorar), a educação pública russa não seria uma das melhores do mundo, nem seu IDH seria de 0,824 (acima de 0,8 é considerado alto).
(*) Por Val Carvalho, escritor e militante de esquerda.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua