No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira, dia 7 de abril, o Jornal do Brasil Popular conversou com dois parlamentares gaúchos que são ligados à área da saúde para destacar a importância da data e o que ela representa. Ambos ressaltaram a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção à saúde da população brasileira. Os trabalhadores da saúde também foram lembrados e saudados como peças fundamentais, especialmente, em tempos de pandemia.
O deputado federal Henrique Fontana (PT), médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lembrou a fundamental atuação do SUS no enfrentamento à pandemia da covid-19. De acordo com ele, é preciso ainda combater a visão privatista da saúde.
“Nesta crise gigantesca, percebemos a importância de contarmos com o Sistema Único de Saúde, muitas vezes tão combatido pelas visões privatistas, que buscam tratar o bem-estar das pessoas como um negócio, e pelas ações de um governo que desde o primeiro dia de gestão promove o desmonte do sistema de saúde. Estamos sobrevivendo à pandemia de Covid-19, e que essa sobrevivência signifique o reconhecimento do SUS como uma ferramenta imprescindível em defesa da saúde pública. E que signifique, também, a valorização dos profissionais da saúde, guerreiros na linha de frente desta batalha pela vida de todos. É o nosso SUS que assegura direito à saúde integral para todos os brasileiro”, lembrou Henrique.
Direito à saúde
Para a vereadora da capital Daiana do Santos (PCdoB), que é sanitarista e também educadora social, defender o Sistema Único de Saúde é uma característica comum de quem defende a democracia. “Como sanitarista, eu sei a importância social e sanitária que o SUS presta na vida das pessoas. Quero ressaltar que estou sempre à disposição daqueles que fazem a defesa da democracia. E defender o SUS é defender a democracia, em todos os processos da garantia de direitos, da garantia do acesso, da equidade, da universalidade, que são pilares do nosso Sistema Único de Saúde. Neste Dia Mundial da Saúde, a gente vem evidenciar a importância do SUS público, gratuito para todos aqueles e aquelas que mais necessitam”, destaca.
Mas além da garantia de direitos, Daiana ressalta a necessidade de ampliar e qualificar sempre mais os atendimentos na capital. “É fazer a garantia dos direitos, mas, principalmente, ampliar de forma significativa para que a nossa cidade, a capital do Rio Grande do Sul, cada vez mais tenha a referência com o cuidado na média, na alta e também na baixa complexidade, valorizando, principalmente, os profissionais de saúde, que, nesse período de pandemia, atuaram de forma brilhante”, salienta.
A vereadora Daiana fez questão ainda de enviar um forte abraço, em especial aos profissionais da saúde e aos que trabalham na defesa do SUS. “Fica aqui o meu abraço e o meu reconhecimento a todos aqueles e aquelas que se debruçam diante de algo que é fundamental. Saúde não é uma mercadoria! Lutaremos até o fim para a garantia dos direitos básicos, entre eles, constitucionalmente, a saúde pública de qualidade a todos”.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.