Numa ação coordenada pela Controladoria Geral da União, a Policia Federal desencadeou esta semana mais uma operação em cidades do Maranhão e Piauí, envolvendo políticos, gestores públicos e empresários da área de saúde. Numa operação espetaculosa denominada de “Free Rider” que atingiu as prefeituras da capital São Luís, Caxias e Santa Inês, no Maranhão, e Teresina no Piauí. Cerca de 70 agentes da Polícia Federal cumpriram 18 mandados de busca e apreensão e outros sete de contrição patrimonial (sequestro de bens) com valores que chegam a 8,5 milhões de reais.
Santa Inês
Em Santa Inês, cerca de 250 km de São Luís, além do prefeito Luiz Felipe Oliveira (Republicanos), foram afastados os secretários de saúde e de administração. Eles são suspeitos de fraude e superfaturamento, em licitação de compra de medicamentos e insumos hospitalares. Além deles, o chefe do Setor de Licitação, o diretor de compras e a chefe de Gabinete do Prefeito.
Segundo a Polícia Federal, um grupo criminoso era responsável por promover fraudes nas licitações e superfaturar contratos no âmbito da secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês envolvendo verbas federais, que deveriam ser utilizadas para comprar medicamento e insumos hospitalares para a cidade, que encampa um Hospital Regional, importante para o atendimento de toda a região do Vale do Pindaré.
Em nota, a Secretaria de Comunicação esclarece que a licitação alvo das investigações, foram contratadas em, 2017, durante a gestão do ex-prefeitaVianeyBringel. “Estamos colaborando com as investigações”, esclarece a nota argumentando que é do interesse da atual administração a apuração da verdade dos fatos. O vice-prefeito Sirino Rodrigues Pereira (PTB) tomou posse na mesma noite do afastamento, na quarta-feira, 27, na Câmara de Vereadores.
Foto da capa/legenda: Prefeito de Santas Inês e secretários são afastados do cargo por suspeita de fraudar licitações e superfaturar compras de medicamentos e insumos hospitalares — Foto: Divulgação/Polícia Federal
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.