Cuba denunciou à ONU o estímulo que o bloqueio dos Estados Unidos representa hoje para a migração irregular, que se intensifica em meio às difíceis condições derivadas da pandemia de Covid-19
Essa política destinada a desanimar os cubanos por meio de dificuldades e necessidades constitui uma violação flagrante dos direitos humanos mais básicos, disse o vice-chanceler daquele país caribenho, Elio Rodríguez.
Várias administrações norte-americanas implementaram ações que incentivam a emigração irregular de Cuba para a nação do norte e isso favorece atividades criminosas como o tráfico ilegal e o tráfico de pessoas, destacou.
Da mesma forma, Rodríguez reiterou o compromisso da ilha com os objetivos do Pacto Global para uma migração segura, ordenada e regular no dia anterior, ao participar do primeiro fórum de revisão desse acordo.
Em seu discurso, o vice-chanceler cubano defendeu uma verdadeira cooperação multilateral em matéria de migração internacional, baseada nos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas e nas normas do Direito Internacional.
Da mesma forma, destacou que os desafios para Cuba na implementação do Pacto são agravados pela aplicação e reforço do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos.
Segundo o vice-chefe do chancelaria cubana, a plena realização do direito ao desenvolvimento constitui a única forma eficaz de equilibrar os fluxos migratórios no mundo.
O primeiro fórum de discussão sobre o tema, que termina nesta sexta-feira na sede da ONU em Nova Iorque, acontece quatro anos após a adoção do Pacto Global para uma migração segura, ordenada e regular.
Os altos representantes das Nações Unidas destacaram nesta reunião que a realidade do mundo globalizado impõe a necessidade urgente de cooperação entre todos os Estados como base fundamental para a formulação e implementação de políticas migratórias.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.