O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repercutiu o assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, do The Guardian, cujos corpos foram encontrados, segundo informações da Polícia Federal em coletiva realizada na noite desta quarta-feira (15).
A homenagem ocorreu durante o evento político em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nesta quarta-feira (15/6). Lula ressaltou que, diferentemente do que está sendo passado para o exterior, o país é civilizado.
“Estou triste em saber que possivelmente a Polícia Federal já tenha encontrado o corpo do indigenista e do jornalista inglês que foram possivelmente assassinados na Amazônia”, disse o presidente. Ele ressaltou que “matamos quem defende a Amazônia, os indígenas”.
"É muito triste porque esse país é muito grande e civilizado e não pode passar a imagem para o exterior que nós somos incivilizados, que matamos quem defende a Amazônia" @LulaOficial em Uberlândia
Assista: https://t.co/bhhaBbA8CS pic.twitter.com/SuEWuhiZpM— PT Brasil (@ptbrasil) June 16, 2022
Apuração do jornal O Estado de Minas informa que, logo depois, o ex-presidente Lula convidou duas indígenas para o palco com ele e prometeu, caso seja eleito, demarcar as terras.
“Se nós ganharmos essas eleições, quero assumir um compromisso de que não haverá, em hipótese alguma, garimpagem em terra indígena”, ressaltou o pré-candidato.
Ele disse também que “é importante a gente nunca esquecer que não são os índios que estão ocupando a nossa terra, os portugueses que ocuparam a terra deles em 1500. Portanto, a demarcação da terra indígena é um compromisso moral, ético daqueles que são humanistas e defendem os povos originários. Posso dizer que é um compromisso: terei o imenso prazer de demarcar todas as terras”.
O ex-presidente disse, ainda, que “além de demarcar, criar as condições para que vocês tenham acesso às coisas que é necessário para sobreviverem na reserva de vocês”. Por fim, o petista pediu um minuto de silêncio em homenagem ao indigenista e ao jornalista.
Nota de pesar
A campanha Lula–Alckmin divulgou nota de pesar pelos falecimentos de Bruno Pereira e Dom Phillips.
A confirmação do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips é uma notícia que causa dor e indignação. Solidariedade aos familiares e amigos. O que se exige agora é uma rigorosa investigação do crime. Bruno e Dom viverão na esperança de um mundo melhor. https://t.co/FQ8Rk3eT7B
— Lula (@LulaOficial) June 16, 2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Geraldo Alckmin divulgaram uma nota conjunta de pesar pelas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. Confira a nota na íntegra:
“A confirmação do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips é uma notícia chocante, que nos causa dor e indignação. Nossa primeira palavra é de solidariedade aos familiares, amigos e amigas do indigenista e do jornalista.
Bruno e Dom dedicaram a vida a fazer o bem. Por isso percorreram o interior do Brasil, ajudando, protegendo e contando a vida, os valores e o sofrimento dos povos indígenas.
O mundo sabe que este crime está diretamente relacionado ao desmonte das políticas públicas de proteção aos povos indígenas. Está diretamente relacionado também ao incentivo à violência por parte do atual governo do país.
O que se exige agora é uma rigorosa investigação do crime; que seus autores e mandantes sejam julgados. A democracia e o Brasil não toleram nem podem mais conviver com a violência, o ódio e o desprezo pelos valores da civilização.
Bruno e Dom viverão em nossa memória e na esperança de um mundo melhor”.
Luiz Inácio Lula da Silva
Geraldo Alckmin
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.