Os deputados federais aprovaram, em Plenário, nessa quarta-feira (15), um requerimento para a instalação de uma Comissão Externa que irá acompanhar, fiscalizar e propor providências no caso do assassinato do indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), Bruno de Araújo Pereira, e do jornalista do The Guardian, Dom Phillips, no domingo (5/6), no rio Itaquaí, na bacia do rio Javari, no Vale do Javari, Amazonas.
A instalação oficial da Comissão está prevista para acontecer na próxima semana e o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) está sendo indicado como coordenador. Para ele, essa comissão tem um papel fundamental, sobretudo, para apurar os desdobramentos e a omissão do poder público na garantia da segurança dos povos indígenas, na região do Vale do Javari, onde se encontra a segunda maior reserva indígena do país, mas também estratégica para o tráfico de drogas e garimpo ilegal. Também irá cobrar todos os esclarecimentos para elucidar o caso de Bruno e Dom, que ganhou repercussão nacional e internacional.
“Esperamos notícias concretas da Polícia Federal sobre o desaparecimento do indigenista e do jornalista. As notícias de hoje já trazem Bruno e Dom como vítimas de assassinato. Faremos cobranças para elucidar esse caso junto à Comissão Externa, com transparência e responsabilidade, como também iremos apurar a omissão do poder público, Governo Federal e Estadual, na segurança dos povos indígenas”, declarou Zé Ricardo.
É nítido o abandono da Amazônia por parte das autoridades, completou o parlamentar, afirmando que a Funai está sucateada, a Polícia Federal com pouca estrutura em relação ao tamanho da Amazônia, além da Base Anzol funcionar de forma precária, para o enfrentamento, sobretudo, de atividades ilícitas nas áreas indígenas, que vem prejudicando pescadores e ribeirinhos daquela região. “E esses crimes ambientais, juntamente com as redes de narcotráfico, vêm ganhando espaço por conta da omissão do Governo Bolsonaro e do governador Wilson Lima, resultando num estado de barbárie que se alojou na região. Além disso, o Conselho da Amazônia, presidido pelo vice-presidente, também está calado frente a todos os acontecimentos. É preciso aumentar a presença do Estado nessas áreas, com reforço nessa região de fronteira, de forma definitiva. Quantos Brunos e Doms precisarão ser vítimas de criminosos? E até quando?”
Além de Zé Ricardo, farão parte dessa Comissão Externa da Câmara, dentre outros deputados: Joenia Wapichana, Alencar Santana, Nito Tatto, Vivi Reis, Túlio Gadêlha, Camilo Capiberibe, Bira Pindaré, Airton Faleiro, Reginaldo Lopes, Talíria Petrone e Alessandro Molon.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.