Em meio a discursos mostrando não serem positivas as perspectivas e cenários para as finanças públicas para o próximo período, o prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno (MDB), foi empossado nesta terça-feira (21) como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Recebendo o cargo do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, Salerno estará frente à entidade durante a gestão 2022/2023, em continuidade ao acordo estabelecido entre os partidos políticos que integram a entidade. A cerimônia de posse foi realizada no município chefiado por Salerno, durante encontro da Federação, o 40° Congresso de Municípios do RS.
Durante sua saudação a Salerno, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, lembrou aos presentes que por sua experiência como prefeito de Santa Maria por duas gestões sabe o quanto é importante uma gestão municipal com participação popular e oportunidades de recursos. “Os prefeitos são aqueles que recebem uma carga muito maior de responsabilidades mas com diminuição dos recursos para cumprir com essas tarefas”, avaliou. Para o chefe do Legislativo estadual, todos os recursos que vêm sendo cortados ultimamente dos municípios têm impacto direto nas comunidades, nos que mais precisam. “E acaba sendo um desgaste para o prefeito, mesmo ele não tendo a responsabilidade. As comunidades não querem saber de onde vem os recursos, elas querem saber do resultado e das políticas públicas que elas precisam. Cortes em educação, saúde e em várias áreas são extremamente graves. Sei o que significa tu como prefeito não ter a possibilidade de colocar um médico numa comunidade, sei o que é não ter numa escola ou numa creche as vagas suficientes para atender as crianças daqueles que precisam trabalhar”, relatou a uma plateia composta por lideranças políticas, chefes de poderes, prefeitos e vereadores, entre demais autoridades.
Ao destacar, a exemplo de outras regiões gaúchas, a necessidade de união dos municípios da região Centro do estado, que teriam dificuldade em atuar de forma conjunta sobre grandes temas, Valdeci defendeu que quando se trata de buscar a chefia dos executivos municipais, a disputa mais dura deva ser feita no processo eleitoral, no dia da eleição. E que terminado o processo, é preciso se pensar em toda a sociedade. “Está aqui o Jorge Pozzobom, que foi o meu maior adversário na Câmara de Vereadores quando eu era prefeito, o que mais me incomodou. Mas nunca deixei de apoiá-lo como prefeito da minha cidade e apoio mesmo tendo, inclusive, perdido para ele por 0,08% na eleição de 2016. Estou falando isso porque acho que é importante, acho que é a riqueza da política. Não podemos tratar adversário como inimigo. E esse é o grande desafio da política brasileira”, avaliou Valdeci, sob aplausos do plenário. “Esse momento, especialmente agora, precisamos unir todas as forças políticas em nome da melhoria da qualidade de vida da sociedade”, defendeu o parlamentar.
Ao finalizar seu pronunciamento, o presidente da Assembleia fez um apelo. “Não existe um país que possa ser decente, verdadeiramente decente, se não for absolutamente fortalecida a sua democracia. E a democracia somente será forte se tivermos parlamentos fortes, partidos fortes e política forte, independentemente da sua visão ideológica. Esse é um compromisso de todos nós”.
Além de Salerno, integram a nova diretoria da Famurs como vice-presidentes (e respectivas associações): João Rudinei Sehnem (MDB) / Boa Vista do Buricá – Amufron; Marcelo Soares Reinaldo (PDT) / Guaíba – Granpal; Sergio Antonio Lasch (PTB) / Lagoa dos Três Cantos – Amaja; Mário Augusto de Freire Gonçalves (PP) / Dom Pedrito – Assudoeste; Carlos Alberto Bohn (PSDB) / Mato Leitão – Amvarp; Evandro Massing (PT) / Palmeira das Missões – Amzop; Gilson Adriano Becker (PSB) / Vera Cruz – Amvarp.
Também fizeram uso da palavra o representante da Câmara dos Deputados, deputado federal Márcio Biolchi, a juíza-diretora do Foro da Comarca de Restinga Seca, Juliana Tronco Cardoso, Sandro Marones representando o Ministério Público, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior.
(*) Com informações da Agência ALRS.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.