Na tarde desta segunda-feira (27), segundo apuração do Cimi, cerca de 2 mil pessoas acompanham o enterro de Vitor Guarani Kaiowá, indígena brutalmente assassinado pela Polícia Militar na sexta (24/6), no território Guapoy, em Amambai (MS): povos Guarani Kaiowá.
AGORA! Cerca de 2 mil pessoas acompanham, neste momento, o enterro de Vitor Guarani Kaiowá, indígena brutalmente assassinado pela polícia militar na última sexta (24), no território Guapoy, em Amambai (MS).
📸: povos Guarani Kaiowá#GuaraniKaiowá #Guapoy #PovosIndigenas pic.twitter.com/bPjnfJJYfm
— Cimi (@ciminacional) June 27, 2022
Nas redes sociais, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informou que “a marcha ocorre após DPU e MPF realizarem acordo com o fazendeiro que ocupa a área da retomada do povo. O acordo estabelecido é de que o enterro seja feito até 15m da cerca – uma forma de evitar violência policial e permitir que amigos e parentes de Vitor visitem o túmulo”.
Também postou a declaração de um dos representantes do Cimi: “Isso é uma questão importante para os povos Guarani Kaiowá. Eles fazem essa ligação: de onde tomba o guerreiro com a questão espiritual de estar plantado sobre a terra tradicional”. Esse representante, por segurança, teve sua identidade preservada.
Ainda segundo o Cimi, “após indígenas Guarani Kaiowá retomarem, novamente, parte do território de Guapoy, em Amambai (MS), policiais militares e fazendeiros invadiram a área, na manhã de sexta (24), no intuito de expulsá-los – mesmo sem ordem judicial. A retomada foi realizada na tarde do dia 23. Na ocasião, policiais militares dispararam tiros de borracha e de arma de fogo contra os indígenas, deixando ao menos nove feridos e um morto – Vitor Guarani Kaiowá, de 42 anos”.
No site do Brasil Popular, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) cobra punição dos mandantes. Leia:
https://twitter.com/kanynarybr/status/1540493709481050112
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.