Michelle Bolsonaro “usa a divindade para tornar o semelhante um inimigo desumanizado”, que pode ser alvo de violência
A Frente Inter-Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns publicou uma nota de repúdio à primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, que usou um culto religioso para afirmar que o Palácio do Planalto era um “lugar consagrado a demônios” durante os governos do PT, enquanto agora, sob Jair Bolsonaro, seria um local “consagrado ao senhor Jesus”.
Se tinha um lugar endemoniado era a presidência. Primeira Dama Michelle Bolsonaro está certa. E hoje o local é ocupado por adoradores de Deus e o diabo se revolta com isso 🙏🇧🇷 Amém! pic.twitter.com/5x6eej3yZA
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) August 8, 2022
Segundo a Frente Inter-Religiosa, o discurso intolerante de Michelle Bolsonaro propaga um “maniqueísmo fundamentalista e perigoso”, típico de “regimes fascistas”.
Além disso, as declarações da primeira-dama “violam a legislação eleitoral e promovem, através da demonização do diferente, a cultura de ódio, colocando em risco a convivência pacífica entre as distintas tradições religiosas e o respeito às diferentes crenças.”
“Ao atribuir às administrações anteriores uma ‘consagração ao demônio’, a primeira-dama repete uma antiga prática excludente, beligerante e preconceituosa que, conforme demonstrado pela história, usa a divindade para tornar o semelhante um inimigo desumanizado, ligado a forças nefastas e que podem inclusive ser alvo de violência de forma legitimada“, diz a nota.
Leia também: Janja reage ao post de Michelle Bolsonaro que demoniza religiões afro para atacar Lula
A Frente cobra retratação de Michelle Bolsonaro e critica a Igreja Batista Lagoinha em Belo Horizonte, por ser palco de declarações que “ferem o Estado Democrático de Direito, violam a legislação eleitoral e promovem, através da demonização do diferente, a cultura de ódio.”
A nota ainda destaca que Michelle também “comete crime contra a Constituição Nacional de 1988, que proíbe qualquer relação de dependência ou aliança de autoridades políticas com religiões específicas, e abre um terrível precedente quanto à teocracia em nosso país”, quando ela associa o governo Bolsonaro à consagração de Jesus.
ATAQUE ÀS RELIGIÕES AFRICANAS
Cabo eleitoral de Jair Bolsonaro, Michelle tem usado suas aparições públicas e redes sociais para demonizar as religiões de matriz africana em ataques à candidatura de Lula. O discurso intolerante recebeu uma resposta da esposa de Lula, Janja, nesta terça-feira (9). Leia mais aqui.
Leia a íntegra da nota de repúdio abaixo:
Segundo entidade, Michelle faz um “maniqueísmo fundamentalista e perigoso, característico de regimes fascistas”. “Essa mesma estratégia foi utilizada no passado para legitimar perseguições religiosas destrutivas e promotoras de mortes. O resultado dessas declarações não pode ser outro senão fomentar a desagregação da sociedade através do medo e colocar em risco a luta internacional de mais de um século por diálogo e cooperação inter-religiosa e ecumênica. Com este discurso de ódio em nossa pátria, os casos de violência e intolerância religiosa aumentaram de forma vertiginosa nos últimos 4 anos”, diz outro trecho da nota.
Leia abaixo a íntegra
Frente Inter-Religiosa Dom Paulo
Foto da capa: Michelle Bolsonaro discursa durante a convenção do PL, no Rio de Janeiro – Ricardo Moraes – 24.jul.2022/Reuters
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.