O coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), afirmou à Polícia Federal que o comando do Exército “frustrou os planos” de retirar acampamento golpista instalado em frente ao quartel-general de Brasília. A informação é do portal UOL.
Preso desde terça (7), ele diz que a tentativa de desmobilizar o acampamento foi impedida pelo general Dutra, chefe do Comando Militar do Palácio do Planalto, que teria recebido ordem do então comandante do Exército.
Segundo o coronel, houve uma reunião no Palácio do Planalto com a participação de policiais e militares para apresentar o plano de retirada dos bolsonaristas do local antes da posse de Lula. A PM teria disponibilizado “mais de 500 policiais, tropa de choque e aeronave” para retirar os golpistas do quartel-general. “Posteriormente chegou a informação que o general Dutra, por ordem do comandante do Exército, havia suspendido a operação”, relata.
“Houve diversas outras reuniões com esse objetivo, mas o Exército frustrou todos os planejamentos e tentativas”, prosseguiu o coronel em seu depoimento.
Ele negou ter sido omisso durante o ataque terrorista de 8 de janeiro, alegando que estava afastado durante o planejamento de segurança do ato e que “não pode ser responsabilizado” pelas falhas.
O ex-interventor da Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, diz que Barreto retardou propositalmente a linha de contenção da PM durante o episódio. O coronel foi preso na 5ª fase da operação Lesa Pátria por suspeita de omissão antes e durante o ataque terrorista.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.