Segundo a economista, a influência do mercado financeiro no Banco Central vem desde o governo Temer, por isso a manutenção elevada da taxa de juros
Em entrevista à TV 247, a economista Monica de Bolle, senior fellow do Peterson Institute for International Economics, falou sobre a disputa entre Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em torno das taxas de juros e seus reflexos sobre a atividade econômica.
Segundo ela, depois do governo da presidenta Dilma Rousseff, o perfil da diretoria do Banco Central mudou completamente.
“Em vez de termos uma diretoria composta por funcionários da casa e por pessoas que vinham de fora, eventualmente da academia, passamos a ter uma diretoria que era marcadamente formada por pessoas com passagem, ainda que fosse acadêmica, muito relevante pelo mercado financeiro. Então, a influência do mercado financeiro no Banco Central vem desde o governo Temer e se agravou até chegarmos no momento em que boa parte da diretoria do banco é formada por pessoas vindas do sistema financeiro”, afirmou a economista.
Monica enfatiza que a afirmação do presidente do BV, Campos Neto, de que todas as decisões do banco “são unânimes” evidenciam que “as divergências não existem no BC brasileiro e isso constitui um problema”.
“Não é nada óbvio o que está acontecendo na economia brasileira. Não dá para afirmar que a taxa de juros deveria estar nesse nível. Deveria ter um debate dentro do próprio BC, possivelmente com divergência a respeito da direção das taxas de juros”, frisou.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.