A Codepink – Women for Peace e a coligação Peace in Ukraine lançaram uma petição, que irão entregar ao Congresso em Outubro, para travar o financiamento da guerra na Ucrânia
Com o conflito na Ucrânia «a intensificar-se» e «o perigo crescente de um confronto directo entre os EUA e a Rússia», as duas organizações decidiram lançar um novo plano de acção, que se centra no Congresso norte-americano e que designaram como «A Urgência de Procurar a Paz na Ucrânia».
O propósito é pedir aos representantes eleitos que apoiem «cessar-fogo, diplomacia e fim das armas», revelam em comunicado, no qual defendem que o Congresso deve representar as necessidades e os desejos das pessoas no país, daqueles que não podem pagar a renda da casa ou comprar medicamentos que salvam vidas e outras necessidades básicas.
O mais recente pedido de financiamento realizado pelo presidente Biden irá colocar o custo desta guerra aparentemente interminável em 140 mil milhões de dólares para os contribuintes norte-americanos, a maior parte dos quais vive de salário em salário, lutando para sobreviver, alertam.
Sublinhando que não existe uma solução militar, «apenas dor, à medida que os Estados Unidos intensificam uma guerra por procuração entre a Rússia e os EUA», ambos os grupos, apoiados por dezenas de outras organizações anti-imperialistas e de defesa da paz, destacam que, numa sondagem recente, 55% dos norte-americanos se opõem a mais financiamento para alimentar a guerra na Ucrânia.
Isto, num contexto em que «34 milhões de pessoas, nos EUA, sofrem de insegurança alimentar, dois milhões não têm acesso a água potável, 650 mil não conseguem pagar as suas despesas de saúde e mais de meio milhão estão sem casa».
Apesar desta situação e da oposição crescente, a Casa Branca pediu mais 24 mil milhões de dólares, sobretudo para armas e treino militar, o que só servirá para prolongar a guerra e o sofrimento.
«A resposta não é mais munições de fragmentação, munições de urânio empobrecido, aviões de combate de longo alcance ou F-16 com capacidade nuclear. Mais armas apenas irão encher os cofres dos fabricantes de armas nos EUA, empurrando o mundo para o precipício da Terceira Guerra Mundial», alertam.
A entrega da petição, com todas as assinaturas que conseguirem juntar entretanto, deve ocorrer a 4 de Outubro próximo, na Comissão de Relações Externas do Senado.
No dia anterior, está prevista uma conferência com a participação do professor Cornel West, candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Verde em 2024; a co-fundadora da CodePink, Medea Benjamin; o jornalista Eugene Puryear e o comediante Lee Camp.
Foto da capa: Manifestação em Washington pela paz e contra «as guerras intermináveis» dos EUA, a 18 de Março de 2023 / @answercoalition
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.