Especialização inédita no Brasil é fruto da cooperação internacional entre MCTI, Cnam e UFCA
Uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam, França) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), fruto de cooperação internacional, oferecerá a primeira especialização à distância em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (EESIGS) do Brasil. A proposta teve financiamento da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do ministério no valor de R$ 1,6 milhão.
O curso EESIGS visa suprir a carência de formação em pós-graduação em economia solidária, ao mesmo tempo que apresentará ferramentas de gestão e organização dos empreendimentos de economia solidária ancoradas em uma lógica e racionalidade próprias a eles. O curso, internacional, abrirá seleção no próximo mês de dezembro e a previsão para o início das aulas é para fevereiro ou março de 2024.
“Este curso é impulsionado pelo contexto de retomada no Brasil das políticas públicas nacionais de economia solidária, com a volta do Governo Lula. As políticas avançam significativamente por meio de projetos e experiências de economia solidária, sejam em ações voltadas às finanças solidárias, produção associativa, agricultura familiar, associações de moradores”, explica o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Inácio Arruda.
A especialização é proveniente da articulação nacional e internacional entre professores, pesquisadores e especialistas. A abordagem metodológica contempla a apresentação de ferramentas de gestão para os empreendimentos de economia solidária, de conteúdos elaborados e de aulas com conhecimentos científicos e saberes oriundos da experiência e da prática. O ineditismo do curso também servirá como piloto no Brasil para a realização de outras especializações e na proposta de um mestrado profissional internacional em economia solidária, inovação social e gestão social a partir da relação UFCA com o Cnam.
A coordenação pedagógica e científica são da LIEGS/UFCA. Já a coordenação interinstitucional é do Cnam. Ao todo serão 180 vagas que beneficiarão estudantes de todo o Brasil.
Além de pesquisadores da Universidade Federal do Cariri e Conservatoire National des Arts et Métiers – Cnam, França, profissionais de outras instituções também participarão da pós-graduação, como Universidade Federal da Bahia (UFBA); Federal do Tocantins (UFT); Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA); Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Federal do Oeste do Pará – (UFOPA).
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.