De acordo com os petroleiros, grupos políticos tentam minar a autonomia e o controle da empresa por parte do governo federal
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou nesta terça-feira (21) um alerta sobre a independência da Petrobras. De acordo com a entidade sindical, existe uma articulação política nos bastidores de grupos parlamentares para minar a autonomia e o papel do governo federal à frente da estatal. Há rumores de novas investidas do chamado Centrão para ampliar seu poder, o que poderia resultar inclusive na substituição do presidente da empresa pública, Jean Paul Prates.
Os representantes dos trabalhadores consideram positiva a gestão de Prates, que vem reconstruindo a relevância da estatal após ataques privatistas do governo Jair Bolsonaro (PL). Então, sua saída seria uma derrota. A FUP afirma ver com “preocupação” as movimentações e que “isso é prejudicial à própria empresa, aos trabalhadores, ao governo e, sobretudo, ao povo brasileiro”.
“A avaliação é também do presidente da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), Geraldino Teixeira. Segundo ele, a Petrobras, “a maior empresa do país, estratégica, não deve ser envolvida em situações de busca de espaço de poder dentro do governo”.
Em discussão
Para os líderes sindicais, os ataques fragilizam a empresa. A FUP luta por alterações na representação do conselho de administração da Petrobras. “Os seis conselheiros indicados pelo governo deveriam ser da total confiança do presidente Lula”, diz o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.
No meio do ano, Prates chegou a relatar pressões políticas em sua gestão. “É uma campanha de desestabilização”, disse em julho. Então, na tarde de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou reunião com Prates para tratar do tema. Também participaram o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Prates, ao sair da reunião, disse que amanhã haverá uma nova rodada de discussões. Além das pressões, o presidente da Petrobras limitou-se a comentar que não houve pedidos do governo para baixar os preços dos combustíveis e que estará na mesa também o plano estratégico 2024-2028 da empresa.
Leia a íntegra do comunicado da FUP sobre a Petrobras
Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2023 – “A Federação Única dos Petroleiros (FUP) alerta com preocupação para mais uma articulação política visando o controle da Petrobras, num movimento prejudicial à própria empresa, aos trabalhadores, ao governo e sobretudo ao povo brasileiro”.
A declaração é do coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, ao comentar pressões contra a atual administração da Petrobras, que, no entender de Bacelar, fazem parte de tentativas de um bloco parlamentar para ampliar poder.
A avaliação é compartilhada pelo presidente da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), Geraldino Teixeira. Segundo ele, a Petrobras , “a maior empresa do país, estratégica, não deve estar em situações de busca de espaço de poder dentro do governo”.
Para os líderes sindicais, os ataques fragilizam a empresa. A FUP luta por alterações na representação do conselho de administração da Petrobras. “Os seis conselheiros indicados pelo governo deveriam ser da total confiança do presidente Lula”, diz o dirigente da FUP.
A Federação Única dos Petroleiros divulgou nota denunciando
articulação política prejudicial à Petrobras e seus trabalhadores, sobretudo ao povo, visando controlar a empresa. São tentativas de um bloco parlamentar para ampliar poder, envolvendo nossa maior empresa, e estratégica.— Hildegard Angel Oficial🇧🇷🇨🇦🇦🇲 (@hilde_angel) November 21, 2023
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.