Privatização da Eletrobras é ameaça ao desenvolvimento nacional e pode tornar apagão de novembro algo corriqueiro
A privatização da Eletrobras e seus efeitos nos interesses estratégicos do país serão debatidos em seminário que será realizado nesta quinta-feira, às 15h, no Clube de Engenharia.
O apagão que afetou São Paulo no início do mês, e o que afeta cidades do Rio de Janeiro nesta semana são, fundamentalmente, efeitos dos cortes em pessoal e investimento das distribuidoras. Mas a Light, que distribui energia elétrica na capital fluminense e outros municípios do estado, atribui parte da culpa a falhas na rede de Furnas.
E aí o buraco é mais em cima: Furnas é subsidiária da Eletrobras, privatizada de forma esdrúxula em junho de 2022 no governo Bolsonaro. Se em pouco mais de 1 ano a situação já se deteriora, como se depreende da alegação da Light, é melhor o governo Lula cumprir as promessas e tratar da reestatização da empresa.
Participarão do seminário “A privatização da Eletrobras e a engenharia nacional” o presidente do Clube de Engenharia, Márcio Girão, e especialistas como: Guilherme Estrella, James Bolivar, Clarice Antezana, Ângelo Remédio Filho, Mendes Torres, Julio Reis, José Saraiva Drumond, Vivaldo Barbosa e Francisco Araujo Costa.
Estarão em pauta o papel da energia para a soberania e desenvolvimento do país e a situação da energia no mundo atual. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube.
Meu pirão primeiro
Os grupos de comunicação, Rede Globo à frente, não se cansam de elogiar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela defesa do suicídio fiscal, denominado déficit fiscal zero.
Mas quando Haddad, à sombra do Ministério, contesta a prorrogação da desoneração da folha de pagamento, aprovada pelo Congresso e na mão de Lula para sancionar, para alcançar o déficit zero, os elogios viram críticas.
Talvez porque o setor de Comunicação é um dos beneficiados pela desoneração.
Prêmio ANJ
A Unesco e seu Programa de Liberdade de Expressão e Segurança a Jornalistas são os homenageados com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa deste ano. A agência e o programa receberão a premiação da Associação Nacional de Jornais “pela relevância do seu trabalho na defesa da liberdade de expressão e da integridade dos profissionais de comunicação, em um contexto mundial de ameaças à profissão”.
Rápidas
Os 180 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), que foram completados em 7 de agosto deste ano, serão celebrados no Senado Federal. A sessão especial será nesta sexta-feira, às 14h. A homenagem, que foi encabeçada pela senadora Eliziane Gama (PSD/MA) *** Nesta quinta, o Departamento Métodos Autocompositivos de Resolução de Conflitos do Iargs promoverá sua 1ª palestra presencial. O diretor-adjunto Eduardo Fontoura debaterá o tema “A Comunicação Não Verbal como ferramenta de percepção do agente negociador”, a partir das 12h, na sede do Iargs *** Também nesta quinta, às 19h30, Nova Friburgo realiza a abertura oficial do evento “Um Encanto de Natal – Fábrica de Sonhos” *** “Moda: compromissos, responsabilidade e inovações” é o tema do seminário promovido pelo Conselho Empresarial de Cultura no próximo dia 28, a partir das 14h, na sede da Associação Comercial do Rio (ACRJ), no Centro da capital. O seminário é uma iniciativa do Comitê de Moda em parceria do Instituto Zuzu Angel. Inscrições aqui.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.