O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que as Forças de Defesa de Israel (FDI) deram uma ordem para que a entidade retire suprimentos de um armazém médico ao sul de Gaza em até 24 horas. Ele foi notificado que o espaço ficará inutilizado por uma ofensiva militar.
“Hoje, a OMS recebeu uma notificação das Forças de Defesa de Israel para que retiremos as provisões do nosso armazém médico no sul da Faixa de Gaza em um prazo de 24 horas, pois as operações terrestres o tornarão inutilizável”, afirmou Tedros nesta segunda (4).
Ele havia pedido que Israel retirasse a ordem e garantisse a segurança de civis e edifícios importantes para garantir sua proteção, mas comunicou que a ordem foi cumprida nesta terça (5). O diretor relatou que foi necessário um “esforço significativo” para transportar os itens, adiando uma entrega de medicamentos programada pelo Médicos Sem Fronteiras e pela UNRWA, agência da Organização das Nações Unidas para os refugiados palestinos.
“O movimento já foi atrasado e continuará desafiarndo as nossas entregas aos hospitais, em meio a um conflito armado generalizado e com pessoal limitado no território. Precisamos manter um fluxo seguro de ajuda médica para prestar cuidados às pessoas em Gaza”, concluiu.
Mais cedo, a OMS afirmou que a situação humanitária de Gaza piora “a cada hora” com os ataques israelenses ao território. Richard Peeperkorn, representante da entidade na Palestina, afirmou que os suprimentos que a quantidade de suprimentos que chega ao local é “muito pequena”.
A organização tem demonstrado preocupação com a situação dos sistema de saúde da região, já que Israel tem promovido ataques mais destrutivos após o fim do cessar-fogo com o Hamas.
Today, @WHO received notification from the Israel Defense Forces that we should remove our supplies from our medical warehouse in southern Gaza within 24 hours, as ground operations will put it beyond use.
We appeal to #Israel to withdraw the order, and take every possible…
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) December 4, 2023
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.