As pessoas costumam comentar que as homenagens a cidadãs e cidadãos devem ser prestadas preferencialmente quando elas e eles ainda estão vivos.
Num tem nada a ver esperar que fulano ou sicrana mude de paisagem ou faça aquela viagem para mais além do sol para receber elogios e honrarias.
Para ilustrar as linhas acima me ponho a comentar o que se segue.
No sábado 9, à sombra das mangueiras [parodiando título do livro de Paulo Freire] do Hotel Carranca, tive o prazer de compartir com dezenas de amig@s de um evento muito agradável, repleto de ludicidade, muito riso, muita alegria [sem máscara negra].
Me refiro ao ato de concessão de certificados, promovido pela rádio Sonho de Deus, a conterrâneos que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, ademais de brindarem a comunidade local com relevantes gestos de solidariedade para com os semelhantes.
A iniciativa, merecedora de grandes aplausos, foi do diretor da referida emissora, Osmir de Souza Celestino, grande amigo que sempre colocou o microfone da SdD à disposição de quem ora redige estas breves linhas.
Osmir, um promoter nato, é um cara popular sem precisar forçar a barra.
Com o evento, a cultura, a arte e o esporte santa-marienses foram alçad@s ao panteão, inegavelmente.
Vale ressaltar que foi justíssima a homenagem ao radialista Flávio Bonfim, quem por mim foi definido como A Voz de Ouro da Bacia do Rio Corrente num texto publicado no jornal O Posseiro nos anos 80s.
Além do certificado a mim destinado, tive a honra de receber os de João de Sousa Lisboa [in memoriam], meu pai, e de Ermanno Allegri, padre italiano que atuou em Santa Maria nos anos 70/80s sempre ao lado do povo em conformidade com o que predicava a Teologia da Libertação. De Fortaleza, o estimado camarada me ligou propondo que eu o representasse na solenidade, honroso convite que aceitei no ato.
Curtimos, naquele dia, momentos históricos numa manhã-tarde calorosa e calorenta, Santa Maria 40 graus.
Para a rádio e seu talentoso diretor, um porrilhão de aplausos e louvações, totais!
Biblioteca Campesina, 12 dezembro 2023
(*) Por Joaquim Lisboa Neto, coordenador da Casa da Cultura Antônio Lisboa de Morais/Biblioteca Campesina, em Santa Maria da Vitória, Bahia; ativista político de esquerda, militante em prol da soberania nacional.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.