Alexandre Vannuchi Leme e Ronaldo Mouth Queiroz receberão homenagem da instituição nesta sexta-feira
O Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo (USP) faz na tarde desta sexta-feira (15) homenagem a dois estudantes do curso de Geologia assassinados pela ditadura em 1973. Em sessão solene, a instituição fará a “diplomação honorífica” de Alexandre Vannuchi Leme e Ronaldo Mouth Queiroz. A cerimônia será às 15h, no pátio do IGc.
Natural de Sorocaba (SP), na universidade Alexandre ganhou o apelido de “Minhoca”. Era franzino, gostava de mexer na terra e imitava um professor do curso que era chamado de “Minhocão” pelo alunos. Menos de dois meses antes de ser sequestrado e levado para o DOI-Codi, havia se submetido a uma cirurgia urgente para retirada do apêndice. Foi torturado durante dois dias, em março, e morreu. A versão oficial, publicada na mídia, foi de atropelamento.
“Eu só disse o meu nome”, afirmou depois, na cela, a outros presos. Esse será o título de livro do escritor e jornalista Camilo Vannuchi. O lançamento está previsto para março, no período de 60 anos do golpe.
Dono da vida
Um ato de desagravo lotou a Catedral da Sé, no centro de São Paulo. “Só Deus é dono da vida; dele a origem, e só ele pode decidir o seu fim”, afirmou o então cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns. Vindo do Rio de Janeiro, o cantor e compositor Sérgio Ricardo cantou Calabouço, feita em memória de outro estudante, o secundarista Edson Souto, morto em 1968.
Já o paulistano Ronaldo, aprovado no curso de Geologia, também militou no movimento estudantil durante a ditadura. Entre 1970 e 1971, foi presidente do DCE da USP, e passou a viver na clandestinidade. Morreu em abril de 1973. Versão oficial: confronto armado após resistir à ordem de prisão.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.