Apresentam uma queixa contra vários responsáveis israelitas perante o Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra e crimes contra a humanidade contra civis palestinianos.
Cem advogados chilenos apresentaram uma queixa ao Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade contra a população palestiniana.
“É dever de todos os países denunciar os criminosos de guerra para que sejam responsabilizados, assumam as suas responsabilidades, sejam punidos de acordo com as penas do Estatuto de Roma e que também possam ser feitas reparações às vítimas”, declarou o antigo embaixador. O chileno e denunciante, Nelson Hadad.
A denúncia foi apresentada ao TPI antes do recesso de Natal, para que fosse do conhecimento dos funcionários dos tribunais internacionais quando estes retomassem as suas atividades no próximo dia 8 de janeiro.
100 abogados chilenos denuncian a Netanyahu por genocidio, crímenes de guerra y delitos de lesa humanidad contra #Palestina. El ex embajador @Nelson_Hadad lideró la denuncia presentada ante la corte penal internacional. #ChileNoApoyaGenocidios #PalestinaLibre pic.twitter.com/1tuZvXolHd
— AcciónxPalestina (@accionpalestina) January 4, 2024
Entre as reivindicações dos advogados chilenos está a emissão de um mandado de prisão internacional contra o chefe do Governo israelense, além do chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Herzi Halevi, e do ministro de Assuntos Militares de Israel, Yoav Gallant , entre outros líderes militares e políticos.
Hadad sublinhou que “estes crimes foram cometidos durante quase 90 dias, dia e noite, com bombardeamentos indiscriminados contra a população de Gaza, com a destruição de bairros residenciais inteiros, sem distinção entre civis e combatentes”, razão pela qual é essencial para detê-los.
Israel não reconhece a autoridade do TPI, pelo que um julgamento contra Netanyahu e os seus ministros é uma possibilidade remota, embora não impossível. Além disso, os processos de investigação deste organismo internacional são extremamente longos.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.