A Conferência Nacional de Educação (Conae) chega nesta terça-feira (30) ao terceiro e último dia. Na segunda-feira (29), ocorreu a premiação dos vencedores do concurso “Juventude que Muda a Educação Pública”, além de diversos colóquios e plenárias. O destaque do dia foi a comitiva da CNTE, FNE (Fórum Nacional da Educação) e IE (Internacional da Educação) sendo recebida no Palácio do Planalto pelo Presidente Lula. Estiveram presentes Heleno Araújo, presidente da CNTE e coordenador do FNE e lideranças da IE, como a presidente da entidade Susan Hopgood, o secretário geral David Edward e o coordenador geral da IE para a América Latina, Combertty Rodríguez.
Nesta terça-feira (30) no encerramento da Conferência, às 18h, será com um ato contra a militarização das escolas, no estande da CNTE. Mais cedo, até o início desta tarde está ocorrendo a Plenária Final e Mesa de Encerramento, com a presença de Heleno Araújo (CNTE) e coordenadores de plenárias dos eixos. Este evento também se repete à tarde, a partir das 14h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, na UnB.
No Anfiteatro 7 do Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB, ocorreu (com término previsto para às 12h45) o Colóquio 14, sobre “Privatização da educação: desafios e estratégias de luta para o próximo decênio”. Com a presença de Fátima Silva (CNTE), David Edwards (Internacional Educação), dentre outros.
No estande da CNTE às 13h15, serão apresentados os projetos do Concurso “Juventude Que Muda a Educação Pública”.
E no Anfiteatro 12 do Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB, a partir das 14h, a Plenária do Eixo 5 debate a “Valorização de profissionais da educação – garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira e às condições para o exercício da profissão de forma segura e saudável”, com Guelda Andrade (CNTE), dentre outros.
Do Sinpro-DF com informações da CNTE.