O Grupo Hospitalar Conceição assinou, na sexta-feira, 16 de fevereiro, contrato com nove cooperativas da agricultura familiar para fornecimento de gêneros alimentícios pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal.
O contrato prevê o fornecimento de hortigranjeiros in natura para a alimentação de funcionários e pacientes do Grupo Hospitalar Conceição, no valor total de R$ 4,4 milhões por ano.
O ato, realizado no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC, contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, do diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto, do diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, do diretor administrativo e financeiro do GHC, João Motta, do diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú, da deputada federal Maria do Rosário, representando no evento a Câmara dos Deputados, o deputado federal Elvino Bohn Gass, os deputados estaduais Zé Nunes e Miguel Rosetto, a nutricionista do GHC Marília Garcez, o conselheiro de Administração do GHC Guilherme Cassel, os cooperativados Bruno Engel Justin e Gervásio Pluscinski e, representando na assinatura as cooperativas, Sidnei Justin Witts.
O ministro Paulo Texeira ressaltou o pioneirismo do GHC que é “o primeiro hospital público do Brasil a fechar contrato de compras públicas com a agricultura familiar”. Para Teixeira, “certamente, se o nosso povo tivesse mais acesso à comida saudável como a que é fornecida pela agricultura familiar, não teríamos tanta doença”. O ministro disse, ainda, que o governo pretende ampliar esse tipo de compra pública para todo o sistema educacional, para as Forças Armadas e outras áreas.
O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, agradeceu a participação de todos os envolvidos para tornar possível a assinatura do contrato e afirmou que o GHC já vem articulando a compra de alimentos industrializados, como sucos, pães, bolachas e lanches, que se somarão aos mais de 50 tipos de alimentos in natura produzidos pela agricultura familiar para o Grupo.
O cooperativado Gervásio Pluscinski destacou a importância das cooperativas para que este programa pudesse sair do papel, já o cooperativado Bruno Justin, falou sobre a participação de políticas públicas para a produção de renda.
Além da assinatura do contrato, o ato marcou também a posse da Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional do GHC, presidida pela nutricionista Marília Garcez, que, em sua fala, destacou que a preocupação com a alimentação deve vir desde a produção do alimento até chegar ao prato dos mais de 10 mil usuários, residentes, pacientes e acompanhantes de pacientes que são servidos diariamente no Grupo Hospitalar Conceição.
Confira no link abaixo a lei que institui o Programa de Aquisição de Alimentos:
https://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal:lei:2023-07-20;14628
Creditos: Patrick Almeida (texto) Lorenzo Mascia e Guilherme Bech (fotos)