Enquanto os motivos e a identidade dos agressores estão a ser investigados, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo apelou à comunidade internacional para condenar o ataque
Um tiroteio ocorreu na sala de concertos Crocus City Hall, perto de Moscou, onde pelo menos três pessoas camufladas abriram fogo. Há 145 feridos e pelo menos 40 mortos , segundo informações oficiais. Os motivos e a identidade das pessoas que dispararam os tiros estão actualmente a ser investigados, embora o grupo terrorista ISIS tenha reivindicado a responsabilidade pelo ataque.
O ataque ocorreu antes de um show da banda musical Picnik. Homens vestidos com roupas camufladas abriram fogo contra os torcedores. Testemunhas relataram uma explosão que ocorreu no prédio. Nas fotos que circulam nas redes sociais, é possível ver uma coluna de fumaça acima do prédio, onde começou o incêndio, informou a agência Sputnik.
Ambulâncias, bombeiros e outros serviços trabalham no local. Mais de 50 ambulâncias foram enviadas ao edifício Crocus para prestar assistência médica aos feridos. Os bombeiros resgataram cerca de 100 pessoas do edifício Crocus, informou o Ministério de Situações de Emergência da Região de Moscou.
Os serviços especiais estão tomando todas as medidas necessárias em relação ao que está acontecendo em Crocus, informou o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB na sigla em russo).
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zajárova, instou a comunidade internacional a condenar o ataque: “Toda a comunidade internacional está obrigada a condenar este crime atroz!”, declarou o russo.
Horas depois do ataque, o grupo terrorista ISIS assumiu a responsabilidade pelo ataque. Da organização criminosa, garantiram que o ataque tentava atingir especificamente uma reunião de cristãos.
⚡️ Los bomberos han rescatado a unas 100 personas del edificio Crocus, informa el Ministerio de Situaciones de Emergencia de la región de Moscú.
Se está trabajando para rescatar a las personas de la azotea del edificio con la ayuda de mecanismos de elevación. pic.twitter.com/ytMxzCb03w
— Sputnik Mundo (@SputnikMundo) March 22, 2024