Oposição tenta confundir eleitorado com divulgação de pesquisa feita antes da chapa majoritária do PT ser lançada pela prefeita Moema Gramacho em Lauro de Freitas, na Bahia
“Pesquisa não reflete atual cenário. Questionário foi concluído antes do lançamento da nossa pré-candidatura”, dispara Rosalvo, pré-candidato.
A cidade de Lauro de Freitas, com seu crescimento populacional, industrial e empresarial, é considerada o município que mais cresceu na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De comércio forte, a cidade está localizada ao norte da capital baiana, na região do Litoral norte da Bahia. Faz divisa ao sul com Salvador pela praia de Ipitanga; também a oeste com Salvador; ao norte, com Camaçari, divisa pelo Rio Joanes, e Simões Filho, pelo Centro Industrial de Aratu; e a leste com o Oceano Atlântico.
Este crescimento soma-se a gestão da petista, prefeita de quatro mandatos, Moema Gramacho, que também tem ações voltadas para os mais carentes, com desenvolvimento social e políticas públicas com apoio dos governos Federal e Estadual. De olho neste desenvolvimento e no crescimento da indústria e do comércio, a oposição no município tenta confundir a população com pesquisa feita anteriormente à divulgação da chapa que deverá disputar a sucessão da prefeita local.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de março de 2024 e ouviu 780 eleitores. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BA-01531/2024 e publicada por sites importantes na cobertura politica, como o Bahia Notícias e Política Livre. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.
Em Lauro de Freitas, o lançamento da pré-candidatura de Antônio Rosalvo (PT), nome indicado pela base da atual gestora, Moema Gramacho (PT), aconteceu na segunda-feira, 25 de março, dois dias depois da conclusão de uma pesquisa eleitoral que circula nas redes sociais com a divulgação de intenção de voto.
Em nota à imprensa, segundo o petista, o questionário não reflete o atual momento político vivenciado pelo município, já que no período em que a pesquisa foi realizada, estavam incluídos nomes de potenciais candidatos que hoje declararam apoio a sua pré-candidatura. “Naquele período meu nome estava colocado, assim como o de outros nomes aliados da nossa base. Hoje estamos todos unidos com foco na nossa chapa, formada por mim e pela companheira Naide Brito. Essas narrativas enviesadas são lamentáveis”.
Sabe-se, que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União) esteve em reunião com a vereadora de Lauro de Freitas, Débora Régis, que estaria sendo “pressionada” a se filiar ao União Brasil, articulado pelo ex-candidato Teobaldo Costa, filiação confirmada recentemente pelo partido. Devido a isso, a mudança não foi bem recepcionada pelo deputado federal e presidente do PDT da Bahia, Félix Mendonça Júnior, partido que era da vereadora Régis.
Ainda sobre a nota à Imprensa, Antônio Rosalvo declarou que: – “Essa oposição que aí está, não conseguirá manipular a vontade da população de Lauro de Freitas. Nosso projeto está fortalecido com o apoio do Governo do Estado e Federal. Somos do time de Lula, Wagner e Rui Costa e juntos com Moema e o governador Jerônimo, vamos avançar ainda mais em projetos e políticas que promovam ainda mais o desenvolvimento da nossa cidade”.
Fábio Costa pinto, jornalista baiano, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, representante no Estado da Bahia e membro da comissão de Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos.
Rio de Janeiro, 06 de abril de 2024.
(*) Por Fábio Costa Pinto – Jornal Brasil Popular/BA