Uma brasileira que vive na Venezuela escreveu a vários amigos brasileiros suas impressões sobre o início da campanha eleitoral no país. Ela inicia o texto dizendo “hoje, 4 de julho, teve início oficialmente a campanha eleitoral na Venezuela”. Leia e confira
O presidente Nicolás Maduro lançou a sua campanha com uma grande Marcha por Caracas, que culminou com o comício nas imediações do Palácio de Miraflores. Na Marcha, foi possível ver um Povo alegre, seguro e consciente do projeto que Maduro resguarda. Além da Marcha em Caracas, o presidente convocou a mobilização em 70 cidades. 70 em alusão aos 70 anos do comandante Hugo Chávez.
É impressionante ver todas as matizes do Povo Venezuelano na rua para saudar o seu candidato: campesinos, indígenas, obreros, funcionarios públicos, travestis, pessoas idosas, crianças, uma miríade de formas, cores e semblantes. Impressionam os músicos, muitos jovens, que parecem ter acabado de sair de uma partida de baseball na várzea, lançando mão de seus saxs, trompetes, tambores para animarem os marchantes, que respondem dançando ou sacudindo seus corpos. Sabemos que o país está sob ataque. O imperialismo não deu e não dará trégua. E o Povo em luta tem consciência disso. Talvez por isso mesmo esteja respondendo, com tanto entusiasmo, ao chamado deste líder que honra a tarefa a ele designada pelo Comandante Chávez, a saber, a de levar adiante o projeto bolivariano, de governar com o Povo, pelo Povo e para o Povo.
É interessante também perceber que o Povo se apresenta assim, se sente assim: SUJEITO de seu destino. Para o momento, será através do voto no dia 28/07, porém sabemos que é no dia-a-dia das comunas, nos conselhos comunais, nas Empresas de Propriedade Social Direta Comunal (EPSDC), nas cooperativas etc., que o Povo se faz senhor de seu destino aqui, na pátria querida de Bolívar, Rodríguez, Zamora e Chávez! Por tudo isso, é tão especial sentir o Povo em luta e de luta ativo, defendo o seu que-fazer revolucionário, por vezes incompreendido, desconhecido, mas atacado pelo imperialismo e seus títeres!
Um abraço regado de Povo (com P maiúsculo, porque este é substantivo…)
Ps.: veja o vídeo e a força do momento
@comitecarioca21