Começou às 19h deste sábado, os aguardados shows de Alaíde Costa, Bia Ferreira, La Dame Blanche (Cuba), Sister Nacy (Jamaica), Gaby Amarantos, Ebony Pongo (Angola) e Irmãs de Pau. Trata-se das últimas apresentações do Festival Latinidades, que se iniciou, em Brasília, Distrito Federal, nessa quinta-feira (25), e termina na madrugada deste domingo (28), por volta de 2 horas da madruga.
Com os shows deste sábado (27) e madrugada de domingo (28), completam-se os três dias de celebração do Julho das Pretas, ou seja, o julho das mulheres negras latino-americanas e caribenhas.
Uma extensa programação gratuita e atividades formativas e artísticas, realizadas no Museu Nacional da República, marcaram esta edição do Festival Latinidades, que comemora o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.
O tema desta 17ª edição do Festival Latinidades é “Vem Ser Fã de Mulheres Negras”. Após passar pela capital da Bahia, Salvador, e pelo Estado de Goiás, o festival retorna para onde tudo começou, em 2008: o Distrito Federal. “Ser fã de mulheres negras em uma sociedade racista e machista é revolucionário”, afirma a idealizadora do festival, Jaqueline Fernandes.
Ela afirma que a edição deste ano é uma síntese do que o Latinidades construiu durante esses 17 anos, sempre buscando colocar as mulheres negras em evidência em todas as esferas do evento: “no palco, atrás das cortinas, nas posições de diretoria e articulação, e como fornecedoras e empreendedoras”.
No encerramento, neste sábado (27), foi realizado o IV Encontro Julho das Pretas que Escrevem no DF”. Durante o encontro, o festival criou o Espaço Kids, que funcionu das 14h às 20h. A partir das 19h, começaram os tão aguardados shows das gigantes da música popular brasileira: Alaíde Costa, Bia Ferreira, La Dame Blanche (Cuba), Sister Nacy (Jamaica), Gaby Amarantos, Ebony Pongo (Angola) e Irmãs de Pau.
Confira a programação completa:
27 de julho (sábado)
14h às 20h | Latinidades Kids
14h às 17h | IV Julho das Pretas que Escrevem no DF – Nosso lugar é de fala
19h | Shows
19h | Alaíde Costa
20h | Bia Ferreira
21h | La Dame Blanche (Cuba)
22h10 | Sister Nacy (Jamaica)
23h20 | Gaby Amarantos
Madrugada de Domingo
0h30 | Ebony
1h10 Pongo (Angola)
2h20 Irmãs de Pau
Intervalos: Dj Kethlen e Dj Savana
Com edição do Jornal Brasil Popular
TV Comunitária de Brasília