À medida que as tensões no Oriente Médio continuam a crescer em meio a temores de uma escalada entre Israel e o Irã, o autoproclamado mantenedor da paz do mundo — os Estados Unidos — anunciou o envio de mais tropas para a região.
A finalidade dessa mudança é ostensivamente ajudar a proteger a extensa rede de instalações e ativos militares que os EUA controlam no Oriente Médio.
Embora o Pentágono geralmente relute em divulgar o número exato de bases militares no Oriente Médio, dados disponíveis publicamente e investigações pela mídia sugerem que os EUA controlam pelo menos 64 instalações na região, embora seja difícil confirmar se todas elas estão ativas.
Aqui está uma breve lista de algumas das instalações militares mais notáveis dos EUA no Oriente Médio:
📍 Turquia – Base Aérea de Izmir e Base Aérea Incirlik
Essas instalações permitem que os EUA mantenham aeronaves de caça e reabastecimento na região. A Base Aérea Incirlik também abriga uma série de armas nucleares táticas dos EUA.
📍 Arábia Saudita – Base Aérea Prince Sultan
Mais de 2 mil militares dos EUA estão posicionados para fornecer defesa aérea no país e manter aviões de guerra dos EUA.
📍 Emirados Árabes Unidos – Base Aérea Al-Dhafra
Permite que os aviões de guerra dos EUA conduzam missões de combate e reconhecimento, bem como enviem aviões-tanque para reabastecimento em voo.
📍 Bahrein
Atividade de Apoio Naval Bahrein, base da Quinta Frota da Marinha dos EUA.
📍 Catar – Base Aérea Al-Udeid
Serve como quartel-general avançado do Comando Central dos EUA e do quartel-general do Comando Central das Forças Aéreas dos EUA.
📍 Jordânia – Torre 22, Base Aérea Muwaffaq Salti, Centro de Treinamento Conjunto das Forças Armadas da Jordânia
Mais de 3 mil militares dos EUA são enviados ostensivamente para combater ameaças terroristas na região, embora sua presença perto da fronteira com a Síria dê origem a especulações sobre possíveis operações transfronteiriças.
📍 Iraque
Os EUA continuam a ocupar e operar uma série de bases, como a Base Aérea de Al-Asad e a Base Aérea de Al Harir, apesar dos esforços do governo iraquiano para expulsar as Forças Armadas dos EUA do solo iraquiano.
📍 Síria – Al-Tanf
Cerca de 900 militares dos EUA estão ilegalmente destacados na Síria sob o pretexto de combater a ameaça terrorista no país, embora o 45º presidente dos EUA, Donald Trump, tenha admitido abertamente que o verdadeiro alvo de Washington era o petróleo sírio.
📍 Egito – Força-Tarefa Sinai
Um contingente militar dos EUA do tamanho de um regimento mantido na Península do Sinai sob o pretexto de operações de manutenção da paz.
📍 Israel – Sítio 512
Uma base de radar supostamente usada pelos EUA para rastrear ameaças de mísseis balísticos.
📍 Kuwait – Acampamentos Arifjan, Buehring, Spearhead, e Patriot.
📍 Omã – Base Aérea de Thumrait
Ajuda os EUA a facilitar as operações logísticas e de reabastecimento.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram e tenha acesso a temas não abordados pela grande mídia