Parceria sustentável cooperativada na luta pela segurança alimentar, educação de qualidade e crescimento econômico inclusivo
A Tecnologia Social (TS) Pesquisador Cooperado foi desenvolvida pela Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá) com sede na cidade de Cuiabá (MT).
O projeto foi criado com a finalidade de integrar pesquisadores de universidades e outras instituições científicas como associados da cooperativa, de forma que os mesmos pudessem participem da gestão e também compartilhassem dos riscos inerentes aos projetos.
Os pesquisadores passaram a atuar como mediadores, aproximando diferentes entidades governamentais e não governamentais para trabalhar de forma colaborativa na solução de problemas, elaboração de projetos e captação de recursos.
Ao realizarem pesquisas sobre desidratação de frutas em comunidades debaixa renda, os professores da UFMT constataram obstáculos significativos para essas comunidades na aplicação de soluções acadêmicas voltadas para geração de renda.
O trabalho realizado junto às comunidades gerou confiança e motivou a alteração do estatuto da cooperativa, inserindo a pesquisa científica como objetivo, permitindo a associação de professores como “Pesquisadores Cooperados”.
Esse modelo inovador promoveu na prática a integração de acadêmicos e comunidades tradicionais, levando a uma “autoincubação” coletiva. Os pesquisadores passaram a contribuir financeiramente para a cooperativa e também representá-la em diversos coletivos na busca de oportunidades com todos os cooperados.
Os resultados positivos do projeto proporcionaram em 2006 o reconhecimento da cooperativa como empresa âncora da estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, desempenhando papel central em projetos que beneficiaram cerca de 200 famílias.
Cabe também destaque no desenvolvimento da proposta, a criação da ARCA Multincubadora, em parceria com a UFMT, que proporcionou o apoio para 63 associações e cooperativas no MT.
A TS que está sendo apresentada possui identificação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 2 – Fome zero e agricultura sustentável ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/2 ); 3 – Saúde e Bem-Estar ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/3 ); 4 – Educação de Qualidade (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4 ) e 8 – Trabalho Descente e Crescimento Econômico ( https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/8 ).
Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados/encontrados no seguinte endereço eletrônico:
https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/pesquisador-cooperado A reaplicação desta TS pode contar com o apoio das Instituições de Ensino Superior – IES, Institutos Federal – IF, instituições de pesquisa e investidores sociais privados.