PT-DF critica ação do DF Legal, no domingo (1º/9), no Eixão do Lazer, em nota pública. Governo do Distrito Federal (GDF) informa que a fiscalização foi realizada para verificar licenças e remover ‘vendedores irregulares’. Confira a nota do PT-DF
Nota de Repúdio contra o ataque de Ibaneis ao Eixão do Lazer
A Secretaria de Cultura do PT-DF vem a público manifestar seu veemente repúdio à decisão do Governo Ibaneis de atacar as atividades culturais e comerciais realizadas tradicionalmente aos domingos no Eixão do Lazer. Essa medida, além de prejudicar a vibrante vida cultural e econômica da nossa cidade, atenta contra um espaço que há anos promove a integração social, o lazer e a cultura para a população brasiliense.
O Eixão do Lazer, realizado aos domingos no Eixo Rodoviário do Plano Piloto, é um ponto de encontro vital para nossa comunidade, oferecendo oportunidades para que artistas, artesãos e empreendedores locais possam mostrar seus trabalhos e interagir com o público. Este ataque representa não apenas uma perda para a economia local, mas também uma afronta ao direito da população de desfrutar de atividades culturais e de lazer em um ambiente seguro e democrático.
Essa decisão, além de desconsiderar a importância cultural e social do Eixão do Lazer, demonstra um descaso com as necessidades e aspirações da comunidade. Exigimos a imediata reavaliação dessa medida e a retomada das atividades que fazem do Eixão um espaço de diversidade e enriquecimento cultural para todos.
A Secretaria de Cultura do PT-DF reitera seu compromisso com a defesa da cultura e dos direitos dos cidadãos e buscará soluções que promovam a cultura e o bem-estar da nossa cidade.
No próximo domingo dia 08 de setembro iremos participar do ato previsto para mobilizar a população em defesa do Eixão do Lazer. Assim que tivermos os detalhes de horário e local informaremos.
Brasília, 1º de setembro de 2024.
Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal
Secretaria de Cultura do PT-DF