Beijing, 27 jan (Xinhua) — O lucro combinado das principais empresas industriais na China superou 7,43 trilhões de yuans (cerca de US$ 1,04 trilhão) em 2024, uma queda anual de 3,3%, disse o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China nesta segunda-feira.
Os dados mostraram que, em dezembro do ano passado, os lucros aumentaram 11% em termos anuais.
O estatístico do DNE, Yu Weining, atribuiu a melhoria à implementação de medidas incrementais. Os lucros industriais em dezembro se recuperaram significativamente de uma queda de 7,3% em novembro, e o declínio nos lucros corporativos no quarto trimestre diminuiu acentuadamente em relação ao terceiro trimestre do ano passado.
A manufatura de alta tecnologia tornou-se um importante motor do crescimento em 2024, com os lucros crescendo 4,5% em relação a 2023. Em particular, Yu disse que a manufatura de ponta, inteligente e ecológica registrou um crescimento acelerado em termos de lucros.
O setor de fabricação de equipamentos continuou a ser a pedra de alicerce no ano passado, com cinco de seus oito setores registrando aumentos de lucros ano a ano, de acordo com Yu.
Além disso, os lucros do setor de fabricação de bens de consumo no ano passado aumentaram 3,4% ano a ano, graças às medidas políticas de apoio para promover o consumo, disse Yu.
Para o futuro, Yu pediu esforços contínuos para expandir a demanda interna, impulsionar a formação de novas forças produtivas de qualidade e promover a recuperação dos lucros industriais.
Em 2024, a produção industrial da China registrou crescimento acelerado, impulsionada pelos esforços contínuos do país para otimizar e atualizar sua estrutura industrial, mostraram dados oficiais.
A produção industrial de valor agregado da China, um importante indicador econômico, subiu 5,8% ano a ano em 2024, acelerando-se em relação ao crescimento de 4,6% registrado em 2023.
“A estrutura industrial da China continuou a se otimizar e a ser atualizada”, disse o chefe do DNE, Kang Yi, acrescentando que a manufatura de alta tecnologia e a fabricação de equipamentos representaram 16,3% e 34,6%, respectivamente, da produção industrial total de valor agregado em 2024, representando aumentos de 0,6 ponto percentual e 1 ponto percentual em relação a 2023.