Novas datas foram apontadas pela Federação Maranhense de Futebol como agendamentos para volta de treinos, fim de registros e retorno dos jogos. A FMF marcou inclusive jogos para o interior mesmo tendo apenas, por hora, liberação sanitária para capital, descartando a tal da sede única.
As datas novamente pré-agendadas foram 06/07 para treinos, 04/08 para fim dos registros, 05/08 para recomeço do campeonato e 05/09 para o fim do Estadual. Entretanto, a grande bomba relógio não foi desarmada para aí sim se falar em volta do Campeonato Maranhense 2020: os tais protocolos e testes.
Todo mundo está saindo de fininho quando o assunto é de quem é a responsabilidade de ficar com a fatura dessa conta e, quando ela for cobrada, não vai adiantar ter feito todo um cronograma de retorno se boa parte – ou todos os clubes – não têm a mínima chance de bancar essa conta.
A FMF já disse que vai “tentar ajudar”, mas deixou claro que, na sua teoria, os clubes é que são responsáveis. Ora, se tem deles que não estão pagando metade dos salários atrasados vai bancar protocolo? Quero muito ser surpreendido.
Vale lembrar que os tais testes e tudo aquilo que o cercam são condicionantes para se entrar em campo. Logo, se não fazê-los e o time não entrar em campo, o que leva? W.O?
Outra coisa que preciso lembrar é que não só de jogadores vive uma partida de futebol. Vai de comissão técnica, logística do clube e da partida, equipe de arbitragem, imprensa e diversos operários da bola. Já ouvi dizer que cada um segmento é que vai ter que se virar para apresentar seu teste como se fosse um ingresso para entrar no estádio. Pode? A FMF como promotora do seu principal evento se apresenta como Pôncio Pilatos afinal lavar às mãos está na moda…
Tomara que, como nunca, a FMF e os próprios clubes consigam os tais patrocínios que tanto falam para os protocolos. Afinal, a fé move montanhas… Agora, se as montanhas não se moverem, podemos ter datas jogadas no mar do esquecimento, jogos com nenhum ou um time só e além dos portões fechados nem a imprensa poder entrar para levar o pouco de informação e emoção aos torcedores que cada vez mais sofrem de desilusão. Já imaginou um Maranhense que ninguém viu? Pessimismo? Não sei. Só espero que quem pode não torne este campeonato em um conto de fadas…
Afonso Diniz
(Acesso também pelo link https://afonsodiniz.com.br)