A Comissão de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) acompanha com extrema preocupação a grave situação dos incêndios no país.
Segundo o governo, há suspeitas de que os incêndios, que se intensificaram nos últimos dias, sejam resultado de ações criminosas.
A Polícia Federal instaurou, neste domingo (25/8), dois inquéritos policiais para apurar as causas dos incêndios ocorridos no estado de São Paulo.
O estado de São Paulo registrou 2.191 focos de calor em 48 horas. Ao todo, 46 municípios paulistas estão em alerta máximo para incêndios.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que não é natural, em hipótese alguma, que tantas frentes de incêndio surjam no país em tão poucos dias.
A ministra lembrou o “Dia do Fogo”, uma sequência de incêndios criminosos ocorridos no Pará em 2019. “Há uma forte suspeita de que agora esteja acontecendo de novo.”
A Comissão de Meio Ambiente da ABI clama por total empenho do governo federal no combate aos incêndios e na punição dos responsáveis por ações criminosas com fogo.
A Comissão também conclama os governos estaduais e municipais, assim como os bombeiros, a intensificarem seus esforços para prevenir e controlar os focos de incêndio.
(*) Fábio Costa Pinto, jornalista de profissão, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa — ABI e membro das Comissões de Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, representante no estado da Bahia.