Acesso à saúde de qualidade, garantindo a disponibilidade de água potável, para populações em situação de vulnerabilidade
A Tecnologia Social (TS) – Filtro Ecológico Alternativo foi desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá-RURAP (https://rurap.portal.ap.gov.br/), que possui sede na cidade de Macapá (AP).
O consumo de água não tratada por famílias em comunidades rurais, o que causava risco com doenças causadas pela contaminação, motivou que os técnicos extensionistas buscassem uma solução eficaz e de baixo custo para estas populações. A situação de risco social levava as famílias a consumir água não tratada retirada diretamente do rio e/ou outras fontes não seguras.
Desta preocupação foi desenvolvido este projeto simples, que passou a oferecer melhores condições de saúde, qualidade de vida e aumento da produtividade para as famílias atendidas.
No desenvolvimento do projeto as comunidades recebem um curso que oferece os conhecimentos teóricos e também os materiais que serão utilizados para que a própria família beneficiada realize a montagem do filtro.
Com a implantação do projeto foi possível mensurar a diminuição, em quase 100%, do número de ocorrências relacionadas com a utilização de água imprópria para o consumo como: verminoses, cólera, febre tifoide, hepatite, diarreias, infecção intestinal, entre outras.
O aumento da autoestima proporcionada com a mudança nos hábitos de higiene pessoal e noções de educação sanitária, proporcionou para todos os envolvidos no projeto, estímulo para buscar outras políticas públicas no campo social como: educação, lazer, segurança alimentar e programas para melhoria na produtividade da propriedade.
O projeto beneficiou um número significativo de famílias de agricultores familiares, comunidades tradicionais (ribeirinhos, quilombolas, extrativistas e indígenas) e assentados da reforma agrária.
Ao analisarmos os objetivos e resultados alcançados é possível identificar que a TS que está sendo apresentada atende a dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 3 – Saúde e Bem-Estar (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/3) e o ODS 6 – Água potável e saneamento (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/6).
Detalhes sobre a implantação e funcionamento do projeto podem ser acompanhados/encontrados nos seguintes endereços eletrônicos:
https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/filtro-ecologico-alternativo
https://www.ecoamazonia.org.br/2022/03/comeca-ser-implementado-projeto-arranjo-tecnologias-sociais-abastecimento-agua-comunidades-ribeirinhas-amazonia/
E-mail – rurap@rurap.ap.gov.br
A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público, investidores sociais privados e entidades da própria comunidade.
(*) Jefferson Oliveira – Economista