Ex-governador defendeu mais recursos para o SUS e a criação de uma secretaria específica dentro do Ministério da Saúde para cuidar de hospitais filantrópicos
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu nesta quinta-feira (25/08), em Brasília (DF), que o governo federal estabeleça uma nova relação com as Santas Casas. Para Alckmin, o Ministério da Saúde tem que ter uma secretaria nacional só para os hospitais filantrópicos.
Alckmin reconheceu o momento fiscal difícil enfrentado pelo país, mas defendeu a necessidade de elevar os recursos para o SUS. Hoje, segundo ele, 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) são destinados à saúde pública.
“Temos que buscar a solução para a questão do financiamento. Há uma crise fiscal grave e que vai se agravar ano que vem. Mas governar é escolher. Temos que escolher a vida das pessoas, escolher o SUS, os que mais precisam”, disse ele, durante o 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.
Um dos temas abordados no Congresso foi o financiamento da saúde pública adotado no Brasil, apontado por especialistas como um dos grandes problemas enfrentados pelas santas casas e hospitais filantrópicos.
Em seu discurso, Alckmin, que também é médico, citou o programa ‘Santas Casas Sustentáveis’, implementado por ele em 2015 no estado de São Paulo e que é considerado até hoje modelo de gestão na saúde pública.
Na época, o programa classificou os hospitais paulistas em três categorias para repassar subsídios. São eles: estruturantes e complexos, que recebem um valor complementar de 70% ao pago pelo SUS; hospitais estratégicos, de médio porte, que recebem 40%; e hospitais de apoio, de pequeno porte, com repasse de mais 10%.
“Esse modelo é do estado, não do governo federal. Claro que nem todos os estados têm condição de complementar a tabela. Mas é um modelo interessante”, comentou.
Urnas
Após o evento, o ex-governador criticou os ataques que Jair Bolsonaro (PL) faz ao sistema eleitoral brasileiro. “O fato é que nós retrocedemos na questão democrática. É inaceitável você em pleno século XXI estar discutindo urna eletrônica, democracia. Inacreditável. Uma gente errada, ultrapassada”, disse.
Ao sair de Brasília, Alckmin seguiu para o Rio de Janeiro, onde vai acompanhar a entrevista de Lula ao Jornal Nacional, da TV Globo.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.