O aumento dos casos de Covid-19 na Bahia reforça a importância da imunização.
As autoridades de saúde estão em estado de alerta pelo aumento de 131% nos casos, entre os dias 24 e 28 de outubro, quando 645 pessoas ficaram doentes.
Para os especialistas, a baixa cobertura vacinal no estado pode influenciar nesse aumento: apenas 13,6% da população tomou o esquema da bivalente.
É importante ressaltar os cuidados de higiene das mãos e o uso de máscaras quando estiver com sintomas e para pessoas imunossuprimidas.
Segundo o site Jornal da Chapada informa que o estado teve um aumento de 131,2% em casos de covid-19 registrados na última semana – de 29 de outubro a 4 de novembro, com um total de 654 testes positivos. Esse percentual foi registrado em comparação com semana anterior – de 22 a 28 de outubro –, quando 279 casos foram contabilizados.
Os dados são referentes aos testes feitos nos pontos disponibilizados pelo estado e prefeituras, e também aos exames feitos em laboratórios particulares, mas não engloba testes de farmácia.
Com sintomas atenuados por causa da vacinação, a covid-19 tem sido confundida com gripes e resfriados. Por isso, as pessoas têm buscado menos os testes oficiais, o que dificulta a contabilização dos dados pelos órgãos oficiais, portanto, não dá para saber o total exato de doentes.
Em todo o mês de outubro, foram registrados cinco óbitos em decorrência da covid-19 no estado. Nesta segunda-feira (6), cinco pessoas estão internadas com a doença. Todas são adultas e quatro delas estão em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e uma está em leito de enfermaria. A taxa de ocupação dos leitos é de 7% e 1%, respectivamente.
Desde o início da pandemia, o estado registrou 1.809.050 testes infectados – parte deles são de pessoas que ficaram doentes mais de uma vez. De 2020 para cá, a Bahia perdeu 31.741 pessoas para a covid-19.
A prefeitura de Salvador já aplicou 8.022.160 vacinas, entre as 1ª e 5ª doses e também a dose única. Deste total, 500.431 pessoas tomaram a bivalente – um número que corresponde a 6238% do total de imunizantes aplicados.
Para reforçar a vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital retomara a campanha “Happy Hour da Vacina”, entre terça-feira (7) e quinta-feira (9). Unidades de saúde, pontos de vacinação por drive-thru e locais de grande circulação de pessoas estarão abertos até as 20h.
A lista completa de unidades, a documentação necessária, aprazamentos e público-alvo serão publicados no site do órgão ainda nesta segunda, conforme gestão.Jornal da Chapada com informações do portal G1.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.