A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) lançou nova chamada pública do Programa ATER Mulheres Rurais para selecionar propostas de assistência técnica e extensão rural a fim de atender 1.200 mulheres agricultoras familiares nos Estados da Bahia, Pará, Rio de Janeiro e Roraima.
As entidades parceiras credenciadas na ANATER que pretendem concorrer à chamada pública devem apresentar as propostas a partir de 0h01min do dia 28 de junho de 2024 e às 23h59min do dia 14 de julho de 2024, pelo sítio oficial do SGA (www.anater.org).
O programa ATER Mulheres Rurais totaliza o investimento de R$ 50 milhões do Governo Federal e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Estão sendo contempladas 12,5 mil mulheres agricultoras em todos os estados do Brasil.
As diretrizes do programa são definidas pelo MDA e a seleção, contratação das entidades parceiras, formação dos extensionistas, gestão e monitoramento da execução são feitos pela ANATER.
Agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária, extrativistas, pescadoras artesanais e aquicultoras, indígenas, quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais; e as que desenvolvem atividades agrícolas em áreas urbanas e periurbanas serão contempladas nos projetos de assistência técnica e extensão rural. A ATER Mulheres Rurais já está em andamento em Alagoas, Amazonas, Bahia (4 lotes), Ceará (2 lotes), Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (2 lotes), Paraíba (2 lotes), Paraná, Pernambuco (2 lotes), Piauí (2 lotes), Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, totalizando 8.700 mulheres agricultoras que já estão recebendo assistência técnica e extensão rural deste Programa.
O edital com todas as informações sobre a chamada pública está disponível em https://www.anater.org/wp-content/uploads/2024/06/Edital-001.2024.pdf
#AgriculturaFamiliar
#ATER
#MulheresRurais
#ATERMulheres
#GovernoFederal
#AssistênciaTécnicaExtensãoRural