Após cinco dias de debates com sindicalistas de todo o mundo, Congresso da CSI elege nova diretoria. Secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio Lisboa, é eleito presidente-adjunto da entidade
Após cinco dias de intensos debates sobre o futuro do mundo do trabalho chegou ao fim, nesta terça-feira (22), o 5° Congresso da Confederação Sindical Internacional (CSI), em Melbourne, Austrália, com a eleição da nova diretoria da entidade. O secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio Lisboa assume a presidência-adjunta da entidade durante os próximos quatro anos.
“Muita honra de ter sido eleito presidente-adjunto da CSI. É uma grande responsabilidade que envolve a representação de 210 milhões de trabalhadores de todo o mundo”, afirmou Lisboa após a eleição.
O italiano Luca Visentini, presidente da ETUC – European Trade Union Confederation (C Confederação Sindical Europeia, na tradução livre) assume o cargo de secretário-geral da CSI, em substituição a Sharam Burrow.
Visentini liderará a entidade junto com os secretários-gerais-adjuntos Eric Mwezi Manzi (de Rwanda, Africa), Jordania Ureña Lora (De santo Domingo, América Central) e Owen Tudor (do Reino Unido). Assuem a presidência Akiko Gono (do Japão). Junto com Antonio Lisboa, a presidência adjunta terá Cathy Feingold, dirigente da maior central sindical do Estados Unidos, a AFL-CIO.
“Os últimos dias foram inspiradores. Temos trabalhado com foco, solidariedade e união para reforçar prioridades e metas para o futuro. Isso preparou o cenário para futuras ações concretas”, disse o novo secretário-geral da CSI, após a eleição.
Ao agradecer a então líder, Sharam Burrow, afirmando que ela ‘mudou radicalmente a agenda global para o bem dos trabalhadores e dos sindicatos’, Visentini reforçou a meta para os próximos anos.
“Juntos venceremos esta batalha porque estamos unidos e prontos para incluir todos em nosso movimento, independentemente de sua origem, não importa onde estejam”, disse o dirigente.
O congresso da CSI contou com cerca de mil delegados sindicais de mais de 120 países, sendo a maioria (50,8%) mulheres. Ao todo mais de 200 organizações de trabalhadores participaram do encontro que debateu e discutiu temas para nortear a ação do movimento sindical em todo o planeta pelos próximos quatro anos.
Além da Declaração do Congresso sobre um novo contrato social, o Congresso aprovou resoluções de emergência sobre o Irã, combatendo a extrema direita e a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Leia mais: Congresso da CSI discute o futuro dos trabalhadores frente à crise econômica mundial
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.