Gotabaya Rajapaksa, cujo governo gerou índices elevados de inflação, desemprego, escassez de combustíveis, militarização das cidades e demanda por mais ajustes fiscais exigidos pelo neoliberalismo e FMI, deixa o cargo em meio a protestos em massa e turbulência econômica
O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, renunciará a partir da próxima semana, informou a mídia local no sábado. Rajapaksa mais cedo deixou sua residência em Colombo enquanto milhares de manifestantes cercavam o complexo.
Sua renúncia foi anunciada pela agência de notícias do Sri Lanka Newsfirst, que citou o presidente do Parlamento Mahinda Yapa Abeywardena. Isso aconteceu horas depois que o primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe declarou que também estaria disposto a renunciar, abrindo caminho para um governo interino seguido de eleições.
O Sri Lanka foi abalado por protestos por vários meses, com a agitação causada pela inflação crescente e escassez de alimentos, combustível e remédios. O país deu calote em sua dívida externa em maio, e o racionamento de combustível foi introduzido no início deste mês, com tropas armadas enviadas para postos de gasolina.
A crise econômica foi atribuída em parte à pandemia de Covid-19 e à consequente queda nas receitas do turismo para o país insular. No entanto, o governo de Rajapaksa foi ferozmente condenado por suas políticas de gastos generosos e cortes de impostos descuidados, enquanto imprimia dinheiro para pagar títulos estrangeiros.
As mudanças no governo do país pouco fizeram para acalmar a raiva pública, e os protestos continuaram em maio e junho depois que o irmão do presidente, Mahinda Rajapaksa, deixou o cargo de primeiro-ministro, entregando o cargo a Wickremesinghe.
Uma multidão que se acredita ser de cerca de 100.000 desceu ao palácio presidencial no sábado, quando autoridades disseram a repórteres que o presidente havia sido “escoltado para a segurança”. Com seu paradeiro desconhecido, os manifestantes forçaram a entrada no prédio, onde invadiram sua cozinha e nadaram em sua piscina privada.
De acordo com o Newsfirst, Rajapaksa deixará o cargo na quarta-feira. O Parlamento provavelmente escolherá um presidente interino, e o presidente Abeywardena provavelmente assumirá o cargo de primeiro-ministro, informou a mídia local.
Cientos de manifestantes entran en la residencia oficial del presidente de Sri Lankahttps://t.co/aNlG2IlBhB pic.twitter.com/HRwNgGmwyF
— Telediarios de TVE (@telediario_tve) July 9, 2022
Foto da matéria: O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, renunciará a partir da próxima semana, informou a mídia local no sábado. Rajapaksa mais cedo deixou sua residência em Colombo enquanto milhares de manifestantes cercavam o complexo. Sua renúncia foi anunciada pela agência de notícias do Sri Lanka Newsfirst, que citou o presidente do Parlamento Mahinda Yapa Abeywardena. Isso aconteceu horas
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.