“Perguntamo-nos por quais motivos se pretende promover uma CPI contra um sacerdote que trabalha com os pobres, justamente no início de um ano eleitoral”, questiona a entidade em nota. “Quem está ao lado dos indesejados vai ser indesejado”, disse padre Júlio em entrevista
A Arquidiocese de São Paulo divulgou nota em que manifesta “perplexidade” sobre a iniciativa da Câmara paulistana de instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigaria, entre outros temas, a atuação do padre Júlio Lancellotti. “Perguntamo-nos por quais motivos se pretende promover uma CPI contra um sacerdote que trabalha com os pobres, justamente no início de um ano eleitoral”, diz a entidade em nota.
O pedido foi feito em dezembro pelo vereador Rubinho Nunes (União), corregedor reeleito da Câmara e ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). O requerimento não nomina nenhuma ONG especificamente, mas o parlamentar citou duas entidades (Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e Craco Resiste), além da atuação do padre Júlio.
A Arquidiocese lembra ainda que ele não é um parlamentar, mas vigário episcopal para o povo de rua. Assim, “exerce o importante trabalho de coordenação, articulação e animação dos vários serviços pastorais voltados ao atendimento, acolhida e cuidado das pessoas em situação de rua na cidade”. Na nota, a instituição reitera “a importância do trabalho da Igreja junto aos mais pobres da sociedade”.
A Câmara volta do recesso em fevereiro. O pedido do vereador passará pelo Colégio de Líderes.
Manifestações de solidariedade
Entre as várias manifestações de solidariedade ao padre Júlio, estão a do presidente Lula, parlamentares de todas as matizes, profissionais, celebridades etc. O presidente Lula escreveu nas redes: “Graças a Deus a gente tem figuras como o @pejulio , na capital de São Paulo, que há muitos e muitos anos dedica a sua vida para tentar dar um pouco de dignidade, respeito e cidadania às pessoas em situação de rua. Que dedica sua vida a seguir o exemplo de Jesus. Seu trabalho e da Diocese de São Paulo são essenciais para dar algum amparo a quem mais precisa”.
Graças a Deus a gente tem figuras como o @pejulio, na capital de São Paulo, que há muitos e muitos anos dedica a sua vida para tentar dar um pouco de dignidade, respeito e cidadania às pessoas em situação de rua. Que dedica sua vida a seguir o exemplo de Jesus. Seu trabalho e da… pic.twitter.com/qUSRQRBnUr
— Lula (@LulaOficial) January 4, 2024
A política de Ricardo Nunes para as pessoas em situação de rua é que deve ser investigada!
O que o @pejulio faz é lutar por toda essa gente abandonada pela prefeitura. pic.twitter.com/xg2sOrfD9H
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 4, 2024
A chef e apresentadora Paola Carosella publicou mensagem nesta quinta-feira (4). “Não consigo entender o que motiva um vereador abrir uma CPI contra alguém que dedica a sua vida a ajudar a quem mais precisa. Não consigo. Mas é isso que está acontecendo. Vamos doar para o Padre continuar fazendo esse trabalho que é só amor. Padre Júlio é Amor”, escreveu.
https://twitter.com/PaolaCarosella/status/1742896757275611263/photo/1
Ao programa Em Ponto Entrevista, da GloboNews, o religioso disse que vê uma tentativa de desviar o foco da questão, como a dependência química. “Essa criminalização de algumas pessoas, de alguns movimentos ou de algumas entidades é uma forma de não enfrentar com clareza e profundidade a questão que está em foco”, afirmou o padre. “A lógica é quem quem está do lado dos indesejados vai ser indesejado.”
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.